segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Aniversário


Aniversário. Quando ele se aproxima é aquele alvoroço, mesmo que a pessoa tente nem se manisfestar. Para algumas pessoas é porque não querem ficar velhas, outras porque têm medo de que ninguém lembre de ligar, para outras, ao contrário, porque ficam excitadas demais para decidir onde vão comemorar a grande data e ansiosas para que a festa seja um sucesso. Por dentro é aquela cobrança interior: fiz, não fiz, devia ter feito!

Mas, na verdade, a gente se cobra porque a gente quer ser feliz, quer ser amada, estar bem, estar dentro do nosso sonho. Estar de acordo com o que a gente acredita. Queremos ser de verdade quem acreditamos ser! E o aniversário joga isso na cara da gente. Cobra mesmo. Mostra. Aponta. É uma data que cutuca lá dentro. Ninguém quer ser voyeur da própria vida, ninguém quer ficar parada vendo a vida passar, ser figurante da própria história.

Aí chega o dia e a gente comemora. E toda a tormenta de antes, que nos seguiu até aqui, desaparece. E tudo é festa! Bolo, velinhas, presentes, muitos beijos e abraços, telefonemas, scraps, e-mail, flores!

E a vida segue seu rumo normalmente, sem pensar em aniversário, cobranças, medos, rugas, esperanças...

Eu gosto de aniversário. (E não estou nem aí para a idade.) O meu e das pessoas que eu gosto. Mas não gosto nada muito tradicional. Sempre penso numa coisa alternativa, como viajar, ou algo especial, bem diferente do normal do dia-a-dia. Embora eu goste do dia-a-dia, goste de rotina. Virginiana, claro!

Também sempre penso no que que fiz de bom naquele ano e deixo o ruim para atrás para seguir em frente. Eu sempre sigo em frente. A minha estrada não tem retorno porque sei que o melhor estar por vir e o que passou, passou.

Mas, para mim, aniversário é apenas mais um dia, só que com comemorações, o carinho dos amigos, os parabéns - adoro! - e boa comida... pois no niver sempre rola uma comilança!!!

A gente tem que aprender a comemorar a vida TODOS-OS-DIAS, pois a vida é feita de dias, essa contagem estranha de tempo, pois é o dia atual que importa! E comemorar muito!!! Cada coisa, cada pessoa, cada mudança, cada beijo, cada pernas-para-o-ar, porque a vida é isso, nada mais que isso... Engraçado, falando assim parece cafona toda vida... Mas já reparou quantas coisas cafonas fazem a gente muito feliz?

~~~~~ ontem foi um niver muito especial, pois por pouco eu não estava mais por aqui!

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Buenos Aires


Buenos Aires


Oi Mariana,

Parabéns pelo casamento!!! Que vocês sejam muito felizes!!! Buenos Aires é uma cidade bem romântica, perfeita para a Lua de Mel!

Se o hotel for perto do shopping Galeria Pacífico vocês podem trocar dólares no HSBC, que tem uma ótima cotação e é seguro (abre domingo), telefonar e usar a internet (locutório Telefonica), além de lanches bons e rápidos. É muito prático ter um lugar só para essas coisas básicas! Lá eles dão um mapa ótimo, no segundo andar. Peguem assim que chegarem, pois vai ser muito útil.

Os bairros que mais gostamos foram o Puerto Madero e a Ricoleta, que são incríveis. Puerto Madero vale vocês passearem bastante. Um dia durante o dia e outro à noite, para jantar. De dia, atravessem a ponte e dêem uma conferida do outro lado também, pois têm coisas muito legais, incluindo o hotel Faena, Phillipe Starck. E também um parque popular, muito interessante, escondido lá atrás. Na Ricoleta tem o Buenos Aires Design, que é um shopping só de coisas para casa, cada coisa linda. A Puro Diseño é demais e também a Okko, a Moddu e a Morph, entre muitas outras! Você vai amar.

Dá pra andar tudo a pé, uma maravilha. Os taxis são bem baratos, mas a dica que nos deram foi a seguinte: só pagar com notas pequenas, pois alguns malandros dão troco para notas grandes em notas falsas, e como a gente não conhece peso direito, pode cair no golpe. Mas é uma cidade tranqüila. Passeamos para lá a para cá em total segurança. Relaxe e curta.

O lugar que adoramos e os guias não indicam como ponto turístico é a Avenida Santa Fé. É grande e cheia de lojas interessantes. É onde fica a livraria El Ateneo. Imperdível. Andamos a rua inteira. Um dia pra um lado e em outro para o outro. Nesta rua tem um supermercado ótimo (Coto), perfeito para comprar guloseimas portenhas! Como te falei, trouxemos massa de empanada e fez o maior sucesso aqui. Chegaram ótimas, pois é tão pertinho! Mas você vai encontrar muitas delícias! rsrs

Na Florida, entre na Fallabela (letreiro em verde forte, bem fácil de ver) para casa (tem também a de roupa), pois você vai encontrar coisas legais para a sua casa nova, com bons preços. Lá compramos também uns vinhos argentinos para dar de presente.

Se gostarem de chá, não deixem de ir na Tealosophy (
http://www.tealosophy.com/), na Av Alvear, 1883, Galeria Promenade. A dona se chama Inés Berton e, além de linda e descolada, é a maior especialista em chás do mundo. Lá só aceita cash e os chás são caros (não se toma lá, são para comprar), mas valem cada centavo. Só ir lá para "sentir" os chás já vale. Eles mostram quantos vocês quiserem. É um luxo! Peça para sentir o Calm, sem cafeína, meu preferido.

Essa região de Alvear é maravilhosa. Ande a pé, entrando nas ruas, pois são incríveis. Cada construção... A arquitetura da Argentina é linda.

Amei o tal passeio à feira de San Telmo no domingo. Aliás, amei o domingo de Buenos Aires. A feira mesmo eu não gostei, pois é muuuuuuuuuuuito confusa, mas o charme está nos arredores. Cada lugar... Explorem bastante, pois vale muito a pena. Mercados, antiquários, Casa Mínima, tudo bacana um ou dois quarteirões em volta da praça.

Da Puma já te falei. Tem uma grande na Florida. Buenos Aires tem muitas lojas de esporte. E não esqueça de pedir Tax Free, pois quando chegar no aeroporto ainda vai ter desconto de 17% nos produtos que comprar. Ah, sim, e prove a H2O, pra ver como é um pouco diferente! E o Café Havana, que tem um em cada esquina, tem alfajores de todo tipo, e são deliciosos, os que mais gostei!

Amei o Café Tortoni, amei. Não deixe de ir. É uma viagem no tempo! Apaixonante.

As outras dicas tem todas nos Guias, que são ótimos! Só basta escolher as coisas que sejam do seu gosto e se divertir bastante!

Boa viagem, tudo de bom e muitas felicidades pra vocês!

Beijos,

Dedé

domingo, 19 de agosto de 2007

(cartão de ano novo... e a PAUSA tornou-se necessária... muito mais do que eu podia imaginar!)

Meninas,

Estava fazendo aquela organização básica de papéis de final de ano e achei uma agenda falando que uma das coisas legais de 2003 foi "ter promovido um encontro mensal com as minhas amigas". Não é maravilhoso?

Tinha perdido uma amiga querida naquele ano. E junto com aquela perda veio um sentimento forte do efêmero... Tudo é corrido, tudo passa rápido, vivemos no corre-corre sem tempo pra nada nem pra ninguém, trabalhando sem parar, pagando as contas, matando o famoso "um leão por dia", voando do médico para o salão, do supermercado para o banco, da missa para a reunião de pais, condomínio, clientes, autores, e assim entra ano e sai ano e a gente no estresse...

Se é efêmero, vamos aproveitar! E assim surgiu nossa deliciosa farra. E de lá pra cá muita história. Algumas meninas vieram e se foram, algumas chegaram e muitas estão por vir. Um encontro de meninas, num bar, restaurante, para colocar as fofocas em dia, bater papo, trocar experiências, números de médicos, matar as saudades, saber as novidades, dividir os inevitáveis
abacaxis...

Simples assim, mas traz uma coisa fundamental para os dias de hoje, que venho tentando colocar em prática em todos os setores da minha vida, exatamente como antídoto para esse corre-corre que a gente se meteu: PAUSA.

"A vida necessita de pausas". Disse Drummond. E nosso encontro é uma pausa para renovar os laços de amizade, pra tentar matar as saudades com abraços apertados. E entre muitos risos e caipirinhas, entre fofocas e reclamações, entre elogios e revelações, sempre aprendo muito com vocês, sempre me acrescenta algo de muito bom. É sempre um refresco. É uma folga boa pra não deixar que entre ano e saia ano sem encontrar as pessoas que gostamos e sem fazer aquilo que realmente gostamos...

Pausa é o que desejo para 2007. Para todas nós.

Pausa para o amor, para amar e ser amada, para fazer aquele exame adiado, para respirar, para ouvir a respiração. Pra sonhar, realizar sonhos, ficar de pernas para o ar, telefonar para aquele amigo que está fora do Brasil, mandar e-mail para aquela amiga que não vê há anos.

Pausa para torcer pelo Brasil, para ir à praia, pra ir para a cozinha preparar aquele prato, para ouvir de verdade o que o outro tem para dizer, para falar coisas bonitas, para não julgar.

Pausa para elogiar o que merece elogio, pausa para impedir o que não está certo. Pausa para respeitar e ser respeitada.

Pausa para um cineminha à tarde, pausa para ajudar a quem precisa, pausa para pedir ajuda, pausa para a fé, pausa para um café.

Pausa para ouvir aquela voz do coração que nunca erra, pausa para cuidar do corpo, para ser generosa, pausa para ousar. Pausa para arriscar, para ultrapassar limites.

Pausa para desligar o automático e prestar atenção no que está fazendo.

Pausa para que a intuição se manifeste.

Pausa para ser bonita, pausa para ser saudável, pausa para uma meta difícil, pausa para se concentrar no objetivo.

Pausa para ver além do nosso mundo, das nossas crenças, das nossas famílias.

Pausa para receber carinho, conforto, beijos e presentes. Pausa para receber da vida o que merece.

Pausa para doar o excesso.

Pausa para o silêncio. Ler. Ouvir música. Regar as plantas. Responder e-mails, responder scraps, responder perguntas, responder suas próprias questões.

Pausa para visitar a madrinha, o tio, o avô, o afilhado.

Pausa para viver. Para viver a própria vida, os próprios sentimentos e as próprias sensações. Sem pressa e sem medo.

Pausa para ser livre!

Pausa. Pausa para pensar qual é a pausa que estamos precisando dar para ter um ano bem feliz. Um ano realmente bom!!! Uma vida realmente nossa! E não essa tal do corre-corre...

E desejo que nessa pausa vocês estejam sempre felizes!!!

Em 2006 não pude estar em todos os encontros, mas fui muito feliz em todos que estive e aprendi e troquei e me diverti e tudo o mais com todas e com cada uma de vocês.

Que venha 2007 cheio de felicidade e que venham encontros e mais encontros, amigas e mais amigas e muita alegria para dividir e muita compreensão para aceitar as diferenças!!!

Feliz 2007!
Paz, amor, saúde, fé, esperança, imaginação, prazer, prosperidade e pausas, muitas pausas pra viver!

Beijos,

Dedé



entre as coisas esquecidas
estão as melhores lembranças
entre as coisas perdidas
estão os grandes achados


Itamar Assumpção e Alice Ruiz