domingo, 30 de novembro de 2008

foto do dia/ taça

foto: Josette Babo

direto da feira rural contemporânea

foto: Josette Babo

sábado, 29 de novembro de 2008

SOS Santa Catarina

foto: reprodução



É uma tragédia o que está acontecendo em Santa Catarina. Ver o sofrimento das pessoas, suas casas destruídas, todas as suas coisas, às vezes conquistadas com o sacrifício de anos, desaparecerem debaixo da água em segundos é muito triste. Mas, ao mesmo tempo, ver a solidariedade das pessoas é muito emocionante. O Brasil inteiro fazendo tudo para ajudar aquele povo que de um dia para um outro passou a não ter nada além de muita dor e muita lama para limpar.



"A partir de hoje algumas unidades do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro passam a receber doações para ajudar as vítimas afetadas pelas inundações que atingiram o estado de Santa Catarina. A corporação pede:



- fralda descartável;

- absorvente;

- água mineral;

- arroz;

- feijão;

- óleo de soja;

- açúcar;

- pó de café;

- macarrão;

- leite em pó;

- sabão;

- detergente;

- sabonete;

- roupas;

- sapatos.



Os cariocas que quiserem entregar suas doações podem se dirigir ao Grupamento Operacional do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Humaitá, São Salvador, Méier, Niterói, Nova Iguaçu, Campinho, Vila Isabel, Grajaú, Jacarepaguá, Campo Grande, Copacabana e Ilha do Governador.


As doações também pode ser entregues nos grupamentos marítimos da Barra da Tijuca e de Copacabana."

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

thanksgiving

Hoje é Thanksgiving e ano passado, neste dia, eu e Marcelo estávamos em Nova York. Esta data é muito importante para os americamos, mais até que o Natal. Um dia antes a cidade já era outra. As pessoas corriam mais que o normal e o clima era de animação total.
No dia anterior à festa, fomos para Columbus Circle e depois passamos praticamente a quarta-feira inteira na Barnes & Noble. Como resistir a uma livraria como essa, tão grande, tão cheia de tudo? Quando saímos, resolvemos comer alguma coisa e seguimos para Upper West, quando damos de cara com vários carros de polícia e uma aglomeração na altura do Central Park. Eram os balões da Macy's sendo preparados para a festa de Thanksgiving.
Na Broadway, comemos em um restaurante Kosher, ficamos passeando por lá e fomos para a Zabar's tentar comprar uma torta de abóbora para entrar no clima. Tentar é a palavra certa. Zabar's é uma deli maravilhosa cheia de quitutes incríveis e mal conseguimos respirar de tão cheia de gente comprando coisas para o dia seguinte. Desistimos, continuamos passeando, e antes de irmos para o hotel passamos no supermercado perto e compramos uma minitorta de abóbora. Foi a última da prateleira.
Na quinta, o dia acordou ensolarado. A temperatura pulou de 4 para 15 graus. Fomos tomar café da manhã no Café Metro e ver o movimento da parada da Macys. O Café é envidraçado e pegamos uma mesa bem de frente para a rua. As ruas fechadas, muito policiamento e muiiiiiita gente andando para lá e para cá. O clima era bom e a energia era ótima. Às vezes, quando junta muita gente fica uma confusão, um astral ruim. Mas não foi o caso. As pessoas estavam alegres e aquele sol fez a maior diferença.
O desfile é engraçado, com bonecos gigantes passando rápido. As crianças vibram, gritam, as pessoas fotografam e do mesmo jeito organizado que começa, acaba. Assim que a parada terminou, o único sinal que havia tido um evento tão grande eram os cavaletes azuis empilhados que a polícia recolheria mais tarde.
Eu já havia passado um feriado de Thanksgiving em Nova York, mas eu era jovem, quando a gente acha tudo cafona, e nem passei perto de qualquer manifestação popular. Ano passado, com certeza, foi mais divertido.
Com aquele sol gostoso, eu não via a hora de correr para o Central Park, pois desde que tinha chegado todas as vezes que passamos por lá chovia ou tinha acabado de chover. Como era feriado, todos tiveram a mesma idéia e o parque ficou cheio, mas estava bem bonito, com pessoas animadas. Colorido. Quase primavera...



Cupcakes decorados com perus do Dylan's Candy

As ruas cheias já no dia anterior

A polícia só de olho para encher os balões

Enchendo os balões

Mais balões

O breakfast para ver o movimento


E a polícia ligada


As ruas fechadas só para pedestres


Times Square também


O desfile

Central Park cheio

Outono parecendo primavera

Pausa para um pretzel gostoso e baratinho


E para a tietagem: Kevin Bacon, Kyra Sedgwick e a filha

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

primavera dos livros


eu e os sapos


Todo mundo que me conhece na intimidade quando vê um sapo (de verdade ou de brinquedo) lembra de mim. Não sei se é bom ficar marcada por esta imagem, mas, enfim, é o que acontece.
Não sei exatamente como isso aconteceu, mas aconteceu. Um dia, há uns oito mais ou menos comecei a achar sapinho tão lindo e bastou comentar isso com as pessoas para me tornar uma (involuntária) colecionadora de coisas em formato de sapinho. Sapinhos de pelúcia, de plástico, de madeira, chaveiro, fronha, lápis, marcador de livro, ímã, touca de cabelo, porta-copos, porta-retrato, pantufa, pijama, camisola, copo, edredon, coisas de todo tipo, oh, quanto sapo. Teve uma época que ganhei tantos sapinhos que para qualquer lugar que eu olhasse estava lá um sapinho. Agora estão concentrados no banheiro - o lugar perfeito para anfíbios!
Na verdade, continuo adorando, e quando - ainda - ganho, gosto muito. Mas em lojas, olho, acho lindo, e passo batida. Nem pensar em comprar nada de sapo. Chega de coisas de sapinho ou vou morrer soterrada por uma avalanche verde de pelúcia.
Mas, às vezes, fico bastante tentada, como é o caso desse porta-durex da Urban Outfitters (http://www.urbanoutfitters.com/). Cafoninha, mas muiiiiiito divertido!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

domingo, 23 de novembro de 2008

foto do dia/ a Lagoa cinza

foto: Josette Babo

café da manhã

Sempre que eu passava na boulangerie Le Pain du Lapin para comprar pães, docinhos, biscoitos, brioche (que amo!), pensava: tenho que vir para tomar o café da manhã.
Hoje, mesmo com aquela chuvinha boa para tomar café da manhã na cama (e continuar nela), eu e Marcelo fomos tomar nosso café da manhã na padaria do Jardim Botânico.
Estava lotado. Queríamos uma mesa do lado de fora pois levamos o nosso cachorro, Zucker. A espera foi bem rápida.
O café da manhã tem três tipos: Horto (11,00), Parque Laje (17,00) e Jardim Botânico (38,00), o único para dois. Como já passava do meio dia, e o olho cresce olhando aquelas delícias, pedimos o para dois. Nunca mais parava de chegar coisas. Iogurte, granola, mamão e o mel foram os primeiros a chegar. Tudo grande e em dose dupla!
Depois veio a cesta com vários tipos pães, peito de peru, queijo branco, presunto, manteiga e geléia. Pode-se escolher os sucos (laranja e abacaxi com hortelã), os folheados (de banana ou maçã, croissant de chocolate ou queijo e danish de passas com canela ou chocolate), o bolo (laranja, cenoura ou chocolate) e o café (expresso ou cappuccino).
Como é típico de gulosos-curiosos e como nós gostamos de pedir pratos diferentes para provar mais sabores, pedimos os sucos diferentes (provei os dois e "roubei" o de abacaxi só para mim), um croissant de queijo e um de chocolate, o bolo de cenoura com chocolate (que ele ama e estava divino) e café e cappuccino só para ele já que não gosto de café.
Tudo estava uma delícia, como era de se esperar, já que tudo que eu havia experimentado de lá estava gostoso. Mas, para o meu gosto, só faltou um - ou mais - bom queijo amarelo para comer com aqueles pães maravilhosos.
Como quero perder dois quilos (os famosos dois quilos femininos) até o Natal, apenas provei um pouco de tudo (menos o iogurte que devorei inteiro), sem extrapolar (foi duro, confesso), mas, com era muiiiiiiita coisa, comi muito mesmo só tentando só provar. O Marcelo comeu bem, e ainda sobrou. Na próxima vez vamos pedir um Horto e um Parque Lage.
Bem, essa é a idéia agora, mas sabemos que quem manda mesmo na hora do pedido é a fome!

~~~~ E ainda rolou uma degustação de panetone integral. Gostoso...











fotos: Josette Babo e Marcelo Glenadel

sábado, 22 de novembro de 2008

play again


Um feriado prolongado nunca será realmente um feriado se você tem aula de inglês aos sábados às 8 da manhã. Isso acontece comigo!
A vontade era de emendar, claro, mas, como dia 15, sábado passado, foi feriado, achei melhor ir.
Chuvinha, frio, poucas pessoas na aula, o que acabou sendo divertido. Acabamos jogando Akinator, e adorei! Lembrou o meu passado.
Eu sempre jogava Personalidade, que é uma brincadeira de adivinhação de personagens ou pessoas famosas. É ótimo para viagens longas ou para quando se está no carro com um amigo e aquele engarrafamento gigante resolve aparecer no caminho. É divertido e o tempo passa rapidinho. O Akinator é igual, só que é virtual.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

sobre homenagens, livros, site


Fico muito triste quando morre alguém. Posso nem conhecer a pessoa, mas a notícia de uma morte sempre é dolorosa para mim. De tirar o chão mesmo. Imagina a morte das pessoas que amei, que foram próximas, que dividiram a vida comigo? É arrasadora essa dor.
Mas, ao mesmo tempo, a morte me mostra a vida de uma forma tão inteira, tão intensa, que quero viver mais e mais, como se eu pudesse representar a pessoa que se foi, continuar vivendo por ela e deixando ela bem pertinho de mim. Passando a frente suas histórias, seus ensinamentos. Fazendo homenagens nos pequenos gestos. E de um jeito meu, muito particular, associar a lembrança só à alegria, mesmo que a saudade me doa sempre.


Tenho um livro muito legal, O livro das vidas - Obituário do New York Times, que é uma verdadeira homenagem a quem morreu e nem fala de morte, pelo contrário. São pessoas desconhecidas que viveram e aproveitaram a vida do seu jeito, seja extravagante, ousado, criativo, intenso, enfim, que fizeram algo além de apenas bater ponto. Tem histórias maravilhosas. E o livro é superbem escrito (na orelha do livro diz que os jornalistas do NYT disputam para fazerem parte da equipe de obituaristas) e é uma leitura maravilhosa para quem gosta de biografias interessantes, como eu.


Tem um site americano, esse bem mais tradicional, que dá o obituários de atores, diretores, roteiristas, diretores de fotografia, figurinistas, enfim, pessoas do show business de alguma forma ligadas a cinema, TV, teatro, música, publicidade, do mais famoso ao mais desconhecido, do mundo inteiro. Paulo Autran, Luis Carlos Tourinho, Dercy, Fernando Torres também estão lá.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

mi Buenos Aires querido

Domingo, passeando com o Zucker, eu e Marcelo encontramos os nossos vizinhos Mariana e Marco que acabaram de voltar de uma viagem para a Europa de quase um mês.
Que maravilha viajar, conhecer lugares, culturas, comidas, pessoas. Eles estão ainda com aquele ar europeu fresquinho de quem acabou de chegar.
Conheci a Mariana quando eu tinha acabado de voltar de Buenos Aires e ela estava indo para lá em lua de mel.
Encontrar com eles e todo esse papo de viagem me fez querer conhecer Barcelona (da Espanha só conheço Madri) e voltar a Buenos Aires, um lugar que adorei e onde me diverti muito.
Mas, como tenho outros planos para os próximos capítulos, vou ficando por aqui recordando...




























fotos: Josette Babo e Marcelo Glenadel