sábado, 28 de fevereiro de 2009

surpresa!

Na revista TPM desse mês tem uma minimatéria com a Fernanda Abreu dizendo que faz lista para tudo para não esquecer de nada e poder ficar tranquila sabendo onde estão as filhas, o marido e tal. Mais virginiana impossível. Não chego a fazer tantas listas, mas sempre gosto de saber de tudo com bastante antecedência "para poder me organizar". Essa é a minha desculpa inconsciente para ter controle de tudo. Só para não ter nenhuma surpresa no caminho. Mas, com o tempo, depois de muiiitos imprevistos, descobri que algumas mudanças de plano podem ser muito boas e as surpresas, melhores ainda...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

her

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

annie leibovitz.doc

foto: Annie Leibovitz

Hoje, no canal Cinemax, às 22:15, passa o documentário Annie Leibovitz: life through a lens, sobre a vida da fotógrafa americana. Imperdível!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é carnaval














fotos: Josette Babo e Marcelo Glenadel

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

the Oscar goes to...

foto: divulgação


A festa do Oscar em uma segunda-feira de Carnaval mostra bem porque os gringos ficam loucos com o Brasil...

E com o volume da TV no máximo e o ar-condicionado a toda, para abafar os barulhos altíssimos dos surdos e tamborins e os gritos de foliões alterados vindos da praça, lá fui eu assistir ao Oscar, com pipoca e coca-cola, enquanto as escolas de samba desfilavam.

De cara a festa já começou diferente, com um Hugh Jackson poderoso, showman total, dançando, cantando, sapateando, apresentando, tudo muito bem, apesar das piadinhas americanas de sempre que a gente não acha a menor graça. Mas ele foi ótimo e conduziu a cerimônia com o charme de sempre que tem o nosso eterno Wolverine.

Sempre começo a ver animadíssima e com tempo a empogação vai dando lugar a um cansacinho básico típico de coisas looongas demais, como que é o caso da entrega do Oscar. Mas falou em cinema, tudo me interessa.

E não foi só a apresentação que mudou, o teatro está diferente e não tem mais aquelas apresentações musicais chatíssimas. Tudo foi encurtado e melhorado. O Oscar finalmente está se modernizando.

Todos os prêmios foram para as pessoas esperadas, inclusive o prêmio póstumo de ator coadjuvante para Heath Ledger, justíssimo e merecido, mas Mickey Rourke (num look branco "John Galliano, claro!", disse ele) perdeu para o melhor ator Sean Penn. Rubens Ewald Filho justificou dizendo que a Academia não perdoa atores arrogantes e de vida torta. Ok, ok, mas Sean Penn, apesar de ser um maravilhoso ator, também não é o melhor exemplo para ninguém. Enfim...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

é carnaval! tem feijoada!

foto: Josette Babo

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

esse meu assistente tá muito devagar...

foto: Josette Babo

meu clube

foto: jana magalhães


O No Estaleiro existe porque eu quase morri e isto todo mundo já sabe. E hoje, quase dois anos depois, já dá para tirar muitas coisas boas disso.
É uma experiência barra-pesadíssima, apesar de tudo de revelador que vem junto. Querer viver mais intensamente, relaxar e não querer controlar a vida, não se estressar por qualquer coisa, dar valor ao dia a dia e às coisas simples da vida.
Tem também a reação da família e dos amigos. E isso talvez seja o mais revelador de tudo. É como se pudesse ver o seu próprio enterro. Senti, e sinto até hoje, no olhar de cada um, em cada reação, todo o carinho e amor por mim, o medo de me perder, a tristeza de ter de lidar com a possibilidade da minha morte e o vazio da minha ausência. Tanta coisa acontecendo e se revelando.
Muitas surpresas. Reações diferentes. Perfis opostos. Todos meus amores.


Sabe aquela história de que a gente conhece o verdadeiro amigo nas horas do sufoco? Vamos esquecer isso de uma vez, porque essa minha experiência de sufoco total me mostrou uma coisa muito diferente disso. Tive manifestações maravilhosas de carinho na hora difícil e todas essas pessoas são as mesmas que estão comigo nas horas do sucesso também. Nas horas de comemorações!
"Mas ele esteve comigo na hora que eu mais precisei!" dizem alguns. Mas nas horas da vitória também é preciso dividir! Ou então estar só presente nos momentos de sucesso e nos outros, bye, bye. Bye, bye digo eu!
Por que achar que um amigo precisa da gente na hora que está no hospital e não precisa na hora de brindar a uma nova conquista? Isso para mim não é amigo, é acompanhante.
Ou ao contrário, por que ter sempre tempo de ir às festas e nunca ter tempo para quando a vida complica? Isso não é amigo, é baladeiro.
É tudo a mesma coisa. É o mesmo pacote! Nada dá para separar.
A pessoa que consola é a mesma que elogia, isto é amigo! Não dá para ter uma coisa sem a outra para ser amigo.
Uma amizade precisa de todos os momentos, os de solidariedade e os de incentivo, para se solidificar.
Assim sou eu, assim são os meus amigos.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

vik



Ontem fui ver a exposição de Vik Muniz, no MAM, e é uma viagem no que há de melhor na arte.
Logo na entrada os trabalhos gigantes já mostram o universo incrível que o visitante vai encontrar.
Só no mapa-mundi feito de sucata de computadores fiquei meia hora vendo cada detalhe. E vai pra trás, pra frente, olha bem de perto, bem de longe, sempre de boca aberta, e assim foi a exposição inteira. Os trabalhos em terra, chocolate, açúcar, geleia, manteiga de amendoim, diamante, lixo, sucata, pedacinhos de revista, arame. As fotos são tão vivas que chega a impressionar!
É raro um artista ter conceitos tão bacanas e realizá-los tão bem. Isso que faz seus trabalhos serem tão geniais e fazerem tanto sucesso no mundo inteiro e causarem tanto impacto. E que impacto!
O cara é o máximo, faz um trabalho absolutamente incrível e ainda é brasileiro...
Saravá!


fotos: reprodução

true blood

foto: reprodução
No lugar de Alice, programa que eu amava, nos domingos na HBO, entrou True Blood, a série badalada sobre vampiros, com Anna Paquim, que, aliás, está perfeita em sua Sookie.
True Blood é um drink feito com sangue humano servido nos bares para vampiros assumidos. Claro que a convivência entre vampiros e humanos em uma cidade mínima não pode ser das melhores, ao mesmo tempo que rola preconceito e medo, rola atração. E todo o mistério vindo dos vampiros mais a curiosidade mortal dos humanos (incluindo a de quem assiste para saber onde essa "inclusão" vai dar!), no dia a dia de uma cidade, faz de True Blood uma série sobre vampiros diferente. De resto é tudo igual: sexo, sedução, traição...
Para quem não resiste a um charme de um vampiro, vale a dica.
E a abertura é uma das melhores!


domingo, 15 de fevereiro de 2009

foto do dia/ marina

foto: Josette Babo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

bem-vindo de volta


Se um dia Mickey Rourke não quis mais ser ator, ele, com certeza, se arrependeu e deu TUDO que podia em O lutador. Há tempos não vejo um ator tão inteiro em cena. Ele arrasa em cada segundo do filme. Ele é o filme.
Quando eu fazia teatro, alguns diretores falavam em interpretações viscerais, mas eu nunca tinha visto uma. Até hoje!


Sou capaz de ficar aqui o resto da noite babando em Mickey Rourke porque estou muito apaixonada pelo que acabei de ver. É mesmo incrível a emoção que ele faz o personagem e torna real toda a decadência misturada com vaidade num visual estranho. Tudo bizarro e totalmente belo...

fotos: reprodução
Palmas, palmas, palmas!!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

bom dia

reprodução
Por onde se passe, o assunto é Benjamin Button. O curioso caso de Benjamin Button é um filme completo. Caso raro, cinematograficamente falando.
História, elenco, atuação, direção, figurino, cenário, locação, maquiagem, roteiro, adaptação, produção, tudo perfeito.
Mas, mesmo que não fosse esse filme lindo e bem cuidado, o assunto seria este. Só se fala nisso porque, mais que o filme, o que toca nas pessoas é a questão do tempo e a nossa relação passiva em relação a ele. Faça o que fizer, ele vai passar, a velhice chegar e o que nos espera no final sempre é a morte.
Então é isso, está combinado. O que não há remédio, remediado está, como diriam as nossas avós.
Então o que nos resta? A vida! Então vamos a ela. Celebrá-la. Vivê-la bastante. Seja criança, velhinho, feio, bonito, o que importa? O que importa é viver e aproveitar cada segundo, cada desejo, cada pessoa, cada história...

james whitmore ~~~ homenagem

fotos: reprodução

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

england

Enquanto morremos de calor, na casa da minha amiga Denise...


fotos: Denise Stevens

mickey rourke

foto: reprodução

Mickey Rourke foi um dos atores mais interessantes dos anos 80. Seus trabalhos em O selvagem da motocicleta e Coração Satânico, dois filmaços, são marcos no cinema. Chegou até a ser símbolo sexual depois de Nove e meia semanas de amor, um filme que todo mundo detesta, mas que ninguém esquece.
Depois de desaparecer do cinema, destruir seu rosto e bombar seu corpo em lutas de boxe, e de muitas histórias depois, a maioria triste, eis que ressurge um Mickey Rourke poderoso num papel principal, ganhando todos os prêmios por onde passa.
São tristes essas histórias de "fundo do poço", mas são o máximo essas histórias de "se reinventar". Nada pode ser mais forte que ressurgir das cinzas. Nada!
A morte é certa, mas o renascimento é para poucos. Ainda mais com a aparência estranha que ele está. Incomoda ver, disperta curiosidade imaginar o porquê. Mas, ao mesmo tempo que essa imagem castigada causa estranhamento, também liberta. Parece que ele ficou feio, mas livre.
Estou contando os dias para ver O lutador.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

foto do dia/ vapor

foto: Marcelo Glenadel

sábado




fotos: Josette Babo & Marcelo Glenadel




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

pé na estrada/ búzios
























fotos: Josette Babo & Marcelo Glenadel