quinta-feira, 30 de abril de 2009

a luz do outono

foto: Josette Babo

as cores do outono

foto: Josette Babo

em breve

terça-feira, 28 de abril de 2009

it's been a while

ilustração: reprodução

Um amigo faz 50 anos hoje. Ele mora em Nova York e a última vez que nos vimos foi lá, em um outono frio e bastante movimentado.
Vivemos muitas coisas juntos. Muitas. Os anos 80 no Rio foram o melhor cenário para um jovem viver e se divertir. Namoramos, viramos ex-namorados, ficamos amigos. E depois de alguns desentendimentos (como argumentar com um taurino?), tirei meu time de campo para sempre e viramos ex-amigos* também. E como uma Scarlett O'Hara, tendo o Central Park ao fundo, jurei que nunca mais iria querer saber dele. E assim foi.
Por 16 anos.
Tempo demais e mais que suficiente para esquecer qualquer coisa que tenha havido entre amigos. E perdoar qualquer mágoa. Se existiu um dia um sentimento verdadeiro, não acaba. Se amei um dia, vou amar para sempre. Não há distância, desentendimento, brigas. Pode até haver alguma decepção, mas quem não erra? Amigo tem crédito.
Hoje, penso que errei tanto quanto ele quando vacilou comigo. Virei as costas e fui embora para sempre. Sem dar nenhuma chance. Sem mostrar o quanto e porque eu estava tão triste e zangada. Às vezes a pessoa nem sabe exatamente o que fez para magoar tanto e acha que a outra simplesmente desapareceu da sua vida. Melhor respirar fundo, puxar pelo braço e conversar.
Amigo não pode se perder por aí. Esse é o maior erro que pode acontecer entre amigos. Todos os outros têm perdão.
Esse ano meu amigo reapareceu e foi recebido com os braços abertos como os amigos merecem, depois de falarmos sobre tudo, inclusive os motivos que nos afastaram, que vão ficar beeeem no passado, que é o lugar deles.
Porque quando ele apareceu vieram muitas coisas boas, e a lembrança da menina que fui um dia, sempre animada, cheia de frescor e alegria, e ele, o garoto guerreiro, cheio de atitude, bonito, engraçado, safado, inteligente, cheio de sonhos. Sensações boas de uma história de vida boa. Por que são assim também os amigos. Através deles vemos quem fomos e o que nos trouxe até aqui. Uma história inteira e não só um pedaço.

Parabéns! Feliz aniversário! Que a sua vida seja boa, a família saudável, o trabalho reconhecido, a conta bancária recheada, o amor correspondido, as crianças felizes, a diversão garantida, o descanso merecido, o bolo gostoso, os presentes do tamanho certo, o dia divertido e o espírito livre!

* Ex-amigos? Isso não existe! Ex-amigo é um amigo esperando a hora de fazer as pazes...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

fadas

Revisando um livro do educador Anísio Teixeira, uma frase, em um outro contexto completamente diferente, me fez pensar sobre a vida. "Pouco importam as fadas más... Também as boas lhe rodeiam o berço". Às vezes ficamos tão preocupados com o mal, tão dedicados a combatê-lo, que ficamos sem tempo e sem energia para alimentar o que é bom e o que nos faz bem...

fruta da época

foto: Josette Babo

domingo, 26 de abril de 2009

os adolescentes e os apelidos que pegam...

ilustração: reproduçãoSexta-feira, jantando em um mexicano na Cobal, na hora de ir ao banheiro por aquele corredor movimentado deles, passei por um homem de uns 50 anos. Assim que passei, lembrei daquele rosto. Não aquele exatamente, mas um igual, só que mais jovem. Sim, era um dos garotos da época da minha adolescência, que tinha um apelido engraçado. Claro, era ele mesmo. Não tive dúvidas!
Quando voltei para a mesa, não o vi mais e comentei como é comum conhecer uma pessoa por um apelido tosco e anos depois ela passar a ser o Dr. Fulano de Tal. Aí todos na mesa começaram a lembrar os apelidos de amigos que hoje são pessoas muito sérias, tratadas por nome e sobrenome. Tinha até um Estopa! Estopa? Adolescente parece que é feito para inventar apelidos constrangedores (mas sempre pertinentes!)
Não faço a menor ideia do nome verdadeiro nem de que rumo tomou a vida do garoto, mas provalmente ele não deve ser conhecido ou no mercado financeiro, ou em um consultório, ou em uma sala de aula, ou sei lá onde ele trabalha, por Ratinho!

sábado, 25 de abril de 2009

sexta-feira, 24 de abril de 2009

à tarde

foto: Josette Babo

quinta-feira, 23 de abril de 2009

foto do dia/ às 6

foto: Josette Babo

dorme menino dorme

foto: Josette Babo

salve Jorge

quarta-feira, 22 de abril de 2009

a arte de virar a página







Li o livro A arte de virar a página, de Adriana Falcão. Delicioso, divertido, bacana, cheio de fotos inusitadas, e se lê assim, rapidinho. Mas fica no pensamento por muito tempo.


foto: reprodução

"Antes um desconhecido desconhecido do que um conhecido desagradável"


Adriana Falcão

segunda-feira, 20 de abril de 2009

foto do dia/ in-out

foto: Josette Babo

clique

foto: Marcelo Glenadel

Hoje no Digital do O Globo, o fotógrafo Fábio Seixo, em sua estreia como o novo colaborador do jornal, comenta a febre das pessoas em fotografar tudo e todos o tempo inteiro. Inclusive, ele está fazendo um ensaio sobre isso e registra pessoas fotografando pelo mundo todo para a sua primeira exposição.

Sempre gostei de fotografia. Fiz vários cursos na adolescência e na época da faculdade, mas há dois anos que eu também entrei para o time das pessoas que fotografam tudo. Tudo que me interessa, claro, e o que diz algo sobre mim. Como precisei parar de correr, substituí o tempo que me dedicava à corrida para a fotografia, brincando dizendo que havia chegado a idade de sair da frente da câmera para atrás da câmera, o que não deixa de ser verdade.

A fotografia foi a minha grande companheira nos tempos difíceis da recuperação e através dela eu me vi cada vez mais e mais viva, com a mesma sensação de prazer que a corrida me dava.

O meu olhar sobre a vida mudou. E fotografando eu posso mostrar como me sinto. Mostrar a beleza que eu vejo no dia a dia. A minha beleza. Para os outros e para mim principalmente. Uma forma de viver o que é bom duas vezes. Eternizar em detalhes. Não é à toa que gosto de fotografar em macro. Não é à toa mesmo. Aproximar. Estar perto. Cada vez mais. Apenas do que importa. Os detalhes dizem muito.

No artigo, Fábio Seixo questiona se as pessoas vivem os momentos, ou apenas fotografam, e cita principalmente os turistas japoneses que "não vão aos lugares - eles simplesmente fotografam os lugares".

A popularização das câmeras digitais realmente mudou muito o custo/benefício e o que era um hobby caríssimo hoje sai praticamente de graça a partir da compra da câmera e o que será feito com isso, só Deus sabe, mas ainda creio que serão mais coisas legais que ruins. E algo que me diz que as pessoas que não vão aos lugares e apenas fotografam é por falta de sensibilidade e não por excesso de câmera.

Uma fotografia diz muito de uma pessoa. Em uma única foto pode estar vaidade, sensibilidade, senso de humor, personalidade, beleza, simplicidade. A maneira de ver o mundo, a vida e as pessoas. Se expressar.

Hoje viajar para mim tem outro sabor. São duas viagens. O lado viajante, curtindo tudo e fazendo várias descobertas, e lado fotógrafa, captando imagens, sensações, luzes, olhares, movimentos, cores. E trazer junto comigo, além de todas as lembranças de viagem, o meu olhar único sobre aquele lugar, minhas impressões e as minhas emoções representadas em fotografias. Viver, apertar o botão, eternizar e reviver. A vida em um só clique.

adoro (muito) este filme...




sábado, 18 de abril de 2009

ah, o outono carioca...

foto: Josette Babo
é perfeito.

o lanchinho...

foto: Josette Babo

... e a sobremesa

foto: Josette Babo

sexta-feira, 17 de abril de 2009

grisson & langston

E por falar em personagens bons, quando o Grisson, de CSI, cansou da vidinha pesada que levava porque William Petersen quis fazer outros trabalhos além de TV, eu achei que o programa acabaria de vez. Como manter o nivel sem o seu cabeça, o seu chefe, o cara que representava o início de tudo, de todos os filhotes, como CSI Miami e CSI NY? Grisson, e seu fascínio por insetos e sua personalidade cool, era a cara do programa e dava o tom das temporadas, mesmo não aparecendo em todos os episódios.

Mas, na segunda-feira, já sem Grisson, o dr. Raymond Langston foi o dono do jogo. Laurence Fishburne não deixou por menos e abraçou a causa. Os roteiristas mandaram muito bem, dando muitos e muitos conflitos para o seu personagem, não dando tempo para o fãs sentirem saudades de Crisson de tão ligados em um cara genial, dedicado, superqualificado, mas perdido em um trabalho que ele (ainda!) não conhece muito bem. Todo mundo já teve um dia assim na vida! Quem não chegou no primeiro dia de trabalho e se enrolou com as novidades ou foi com a roupa destoando dos outros? Esse personagem humano derrubou quem não acreditava que o CSI não teria mais graça, como eu. Mas teve. E muita. Foi um episódio e tanto. Deixando a impressão de ter ainda muito fôlego para muitas temporadas, haja o que houver.fotos: reprodução

dança criativa e alongamento com Tatiana France

Aula aberta na próxima quarta-feira, dia 22 de abril

Tatiana France ~~~ reprodução

Vagas limitadas
Faça sua reserva por e-mail: tatifrance@gmail.com

quinta-feira, 16 de abril de 2009

lafayette

A primeira temporada de True Blood acabou e já estou com saudades do melhor personagem dos últimos tempos, Lafayette Reynolds!
O cozinheiro perua do Merlotte's, e traficante de sangue de vampiro, é divertidíssimo, sarcástico, esperto, com o seu jeito Lacraia (pocotó, pocotó!) de ser, desfilando o seu fio dental por aí. Mais escrachado impossível.
Lafayette ~~~ reprodução

O ator, Nelsan Ellis, dá um show. Na primeira vez que o vi em cena não tirei os olhos. Virei fã na hora. Como nunca tinha visto ou ouvido falar, ou não ligado o nome à pessoa, corri para o IMDB (http://www.imdb.com/) para saber e lá descubro que fez participações em Lost, Veronica Mars, Without a Trace, entre outras coisas. Aos meus olhos passou batido, embora tenha visto todas essas séries, mas em True Blood ele brilha. Quanta vivacidade! E ainda levou o Globo de Ouro. Merecidíssimo!

Nelsan Ellis ~~~ reprodução

Vida longa a Nelsan Ellis e a personagens tão bacanas como Lafayette Reynolds!

tá frio, cachorrinho?

foto: Josette Babo

onde está Wally?

foto: Josette Babo

quarta-feira, 15 de abril de 2009

a volta para casa

foto: Josette Babo

a fraternidade é vermelha

foto: Marcelo Glenadel

terça-feira, 14 de abril de 2009

acordo ortográfico











coffee break

foto: Josette Babo - garcia e rodrigues

segunda-feira, 13 de abril de 2009

dia do beijo

foto: reprodução

festa


jana


Para começar a semana bem, novidades no site de Jana Magalhães!

domingo, 12 de abril de 2009

domingo de Páscoa






fotos: Josette Babo