segunda-feira, 27 de setembro de 2010

pé na estrada/ portugal

Resolvi passar o meu aniversário deste ano com a família e como a minha família está em Portugal, comecei a organizar a viagem.

A minha viagem perfeita é uma semaninha ou 10 dias em uma única cidade, mas resolvemos dar uma esticadinha em Paris e Londres. E lá fomos nós passar 20 dias, divididos entre os três países.

Portugal é um país que já fui várias vezes e, como a família é grande, separei só uns passeios para fazer para matar as saudades de uns lugares e conhecer outros. O objetivo da viagem era ficar agarradinha com todos o maior tempo possível. Meus pais também foram para passar um mês inteiro e isso foi também uma delícia. A família toda estava na terrinha.

A recepção é sempre muito calorosa (e chorosa também). Gosto de ir direto para a aldeia onde minha mãe foi criada e onde ainda moram a minha avó, um casal de tios e muitos primos. É delicioso. É aconchegante e diferente de tudo em minha vida. Me sinto em um daqueles filmes lindos de sessão da tarde, cheios de natureza, gente alegre e simples e uma paz indescritível.

Um almoço de bacalhau delicioso nos esperava e um pão-dé-ló feito em casa serviu de acompanhamento para horas de conversas divertidas e amorosas.

Quando Marcelo foi a Portugal pela primeira vez ficou encantado como todo mundo planta tudo. E isso é mesmo incrível. E isso não é só na minha família, não. Em apartamentos, pedacinhos de terra, lá estão os portugueses com suas uvas, ameixas, manjericões, tomates, figos, e tudo muito saboroso.

Adoro azeitonas e vê-las no pé é a coisa mais linda. Pena que não dá para colher e comer, como fazemos com todo o resto.
Minha família tem um terreno no alto da aldeia chamado a Brenha dos Lobos. O lugar é enorme, onde se faz churrasco, sardinhada e qualquer bagunça. O lugar era um matagal só e com o tempo fizeram uma casa e foram levando camas, mesas e transformando em um lugar habitável, com piscina, flores, muito legal. Nada é comprado para a brenha. Sobrou? Leva para a brenha. Então, nada combina com nada, cada coisa de um jeito, mas nunca vi nada mais especial que a brenha. A brenha é única e tem um astral sensacional. No dia que cheguei, quis ir lá e me deparei com um jardim imenso de girassóis, uma coisa maravilhosa.

À noite fomos com os primos para Penafiel para uma feira agropecuária anual chamada Agrival. Fui a Agrival várias vezes e sempre me divirto. É tudo muito típico e é isso que gosto. Esse lado de Portugal me fascina. E o tamanho do gado era de impressionar.

Depois de matar as saudades do pessoal da aldeia, era hora de curtir o pessoal do Porto. Todos os dias havia um jantar farto e regado a vinho noite adentro na casa de um tio, mas à tarde passeávamos pela cidade, que é linda e cheia de opções para se divertir.

O metrô do Porto é (http://www.metrodoporto.pt/) é ótimo. É novo e vai por toda a cidade. Como é também na superfície, anda bem mais devagar que os outros metrôs. As estações são próximas e compra-se o tíquete em máquinas. É raríssimo haver fiscalizações, mas se houver e o passageiro não apresentar o tíquete a multa é altíssima.

O Café Majestic (http://www.cafemajestic.com/) é um bom programa desde a sua arquitetura ao seu cardápio, desde a sua história a sua decoração.


O Majestic é bom para um café, lanchinho ou almoço. Há o risco de encontrar alguma fila, mas é por pouco tempo. É como voltar ao tempo para apreciar delícias portuguesas.

Sou fã de queijos e por onde passo, provo um. Ou vários. E os queijos portugueses, feitos com leite de ovelha e de cabra, são maravilhosos.

Penafiel, aonde parte da família foi viver, é uma cidade linda que parece de boneca, com jardins floridos muito bem-cuidados e, uma vez no Norte, vale uma visita.

Adoro o visual do Porto à beira do Rio Douro. É maravilhoso. E imperdível. O ideal é fazer uma visita de dia e outra de noite, seja do lado de Vila Nova de Gaia ou na Ribeira ou mesmo na Ponte da Arrábida. Muitas lojinhas de presentes, bares, caves de vinhos do Porto, bares e restaurantes.

Para provar um prato típico do Porto peça Francesinha e vai se deparar com um sanduiche (ou sandes para os portugueses) imenso com vários andares e recheado de bife, linguiça, salsicha, carne assada, presunto (fiambre), gratinado com queijo e um molho especial (de tomate, cominho e pimenta). O ovo é opcional. Esta Francesinha é do restaurante Caves da Cerveja (http://www.cavesdacerveja.pt/).

E se for de dia e cair a noite, vai ver uma cidade realmente linda!

fotos: josette babo
Para o dia do aniversário, além do jantar na aldeia (que foi incrível, com a surpresa de queima de fogos e tudo!), havia planejado almoçar no Quarenta e 4 (http://www.quarentae4.com), em Matosinhos, um restaurante de decoração estranha, mas bem-recomendado, mas, como acontece com muitos restaurantes na Europa, estava fechado para as férias de verão.

Meu aniversário foi maravilhoso e a viagem para Portugal, inesquecível. Estar com a família numa terra que tem muito da minha história sempre me faz feliz, me revigora, me diverte e me emociona. Afinal, metade brasileira, metade portuguesa, com certeza.

Próxima parada: Paris.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

cotias na casa cor






fotos: josette babo

domingo, 12 de setembro de 2010

verão londrino

foto: josette babo

sábado, 11 de setembro de 2010

verão parisiense

foto: josette babo

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

verão portuense

foto: josette babo