Um amigo faz 50 anos hoje. Ele mora em Nova York e a última vez que nos vimos foi lá, em um outono frio e bastante movimentado.
Vivemos muitas coisas juntos. Muitas. Os anos 80 no Rio foram o melhor cenário para um jovem viver e se divertir. Namoramos, viramos ex-namorados, ficamos amigos. E depois de alguns desentendimentos (como argumentar com um taurino?), tirei meu time de campo para sempre e viramos ex-amigos* também. E como uma Scarlett O'Hara, tendo o Central Park ao fundo, jurei que nunca mais iria querer saber dele. E assim foi.
Por 16 anos.
Tempo demais e mais que suficiente para esquecer qualquer coisa que tenha havido entre amigos. E perdoar qualquer mágoa. Se existiu um dia um sentimento verdadeiro, não acaba. Se amei um dia, vou amar para sempre. Não há distância, desentendimento, brigas. Pode até haver alguma decepção, mas quem não erra? Amigo tem crédito.
Hoje, penso que errei tanto quanto ele quando vacilou comigo. Virei as costas e fui embora para sempre. Sem dar nenhuma chance. Sem mostrar o quanto e porque eu estava tão triste e zangada. Às vezes a pessoa nem sabe exatamente o que fez para magoar tanto e acha que a outra simplesmente desapareceu da sua vida. Melhor respirar fundo, puxar pelo braço e conversar.
Amigo não pode se perder por aí. Esse é o maior erro que pode acontecer entre amigos. Todos os outros têm perdão.
Esse ano meu amigo reapareceu e foi recebido com os braços abertos como os amigos merecem, depois de falarmos sobre tudo, inclusive os motivos que nos afastaram, que vão ficar beeeem no passado, que é o lugar deles.
Porque quando ele apareceu vieram muitas coisas boas, e a lembrança da menina que fui um dia, sempre animada, cheia de frescor e alegria, e ele, o garoto guerreiro, cheio de atitude, bonito, engraçado, safado, inteligente, cheio de sonhos. Sensações boas de uma história de vida boa. Por que são assim também os amigos. Através deles vemos quem fomos e o que nos trouxe até aqui. Uma história inteira e não só um pedaço.
Parabéns! Feliz aniversário! Que a sua vida seja boa, a família saudável, o trabalho reconhecido, a conta bancária recheada, o amor correspondido, as crianças felizes, a diversão garantida, o descanso merecido, o bolo gostoso, os presentes do tamanho certo, o dia divertido e o espírito livre!
* Ex-amigos? Isso não existe! Ex-amigo é um amigo esperando a hora de fazer as pazes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário