No final de ano as livrarias se enchem de novidades. Para os amantes de livros, como eu, é uma maravilha. Para quem trabalha em editoras, como também eu, costuma ser um corre-corre para cumprir os prazos e fechar o ano com muitas opções de presentes para o Natal.
Este ano reparei na quantidade de autobiografias e biografias que estão sendo publicadas no Brasil: Andy Warhol, Lobão, Ricardo Amaral, Keith Richards e muito mais. O livro do rei da noite já está na lista dos mais vendidos.
Nos Estados Unidos, esse mercado é imenso e chega a impressionar. Em uma visita a uma livraria grande como a Barnes & Noble, em Nova York, por exemplo, a quantidade de biografias de pessoas às vezes muito jovens é enorme. Não é de se estranhar já que vivemos em um tempo de superexposição. Se há oferta é porque tem procura.
Gosto de biografias. Gosto de acompanhar a trajetória de pessoas que admiro. Quando eu era nova, tudo era uma descoberta quando lia livros autobiográficos. Hoje, eles já falam de tudo que conheci e vivi.
Ganhei de amigo oculto a autobiografia do Lobão (escrita com o jornalista Claudio Tognolli). Estou lendo o livro do Andy Warhol, mas dei uma olhada em alguns trechos do livro Lobão, e praticamente fala de tudo que vivi, os lugares que frenquentava, as músicas que ouvia; o cenário político da minha geração está ali, mesmo que seja visto sob a ótica de outra pessoa, ele não deixa de ser o mesmo, pois os fatos não mudam. É muito bacana e muito doido ao mesmo tempo. É seu livro de algum maneira quando ali está retratada a sua época. Não estou ali naquelas páginas, mas é como se estivesse, pois lembro das pessoas, das notícias, dos acontecimentos. E isso é muito interessante. Fazer parte da história talvez seja isso.
2 comentários:
OI, ADOREI TEU BLOG...COMPRAREI O LIVRO DO LOBÃO, QUERO LER RSRS...VIVI ESTA ÉPOCA TAMBÉM...BJOS E FELIZ NATAL!
Obrigada! Ótima época para se viver, né? Você vai adorar o livro. Tipo "recordar é viver" rsrs
Beijos e feliz Natal para você também!
Postar um comentário