quarta-feira, 14 de outubro de 2009

el huerto

A referência era boa e dizia que o El Huerto (http://www.elhuerto.cl, em Santiago, era o melhor restaurante vegetariano do mundo. Vegetariana que sou, não podia perder isso por nada desse mundo.
Algumas críticas na porta ajudaram a encher a bola do lugar, que estava com a fachada - bem bonitinha - em obras.
A do New York Times dizia que o El Huerto é "um dos melhores do mundo". Vamos a ele! E provar de suas delícias.
Era hora do almoço e estava bem cheio, mas conseguimos mesa rápido. De entrada pedimos um prato que eu adoro: sopa de cenoura com gengibre - enquanto olhávamos o cardápio.
A minha vontade era de pedir tudo, mas partimos para outra entrada: queijo parmesão de ovelha, servido maçãs verdes cruas e nozes. Muito bom. Essa entrada também é servida como sobremesa. Estava tão gostoso que por pouco não repeti.
Depois de muito escolher entre muitas opções que pareciam deliciosas, optamos por dividir o prato indiano:
Cinco Devis de la India: Cinco pequeñas preparaciones que se complementan entre sí. Curry rojo de berenjenas, tomate y verduras asadas. Jeera: arroz con semillas de mostaza. Massor Dal: puré de lentejas con garam masala. Raita: refrescante ensalada hindú a base de yogurt, pimiento y tomate. Chutney de frutas: condimento agridulce a base de frutas y jengibre
Nada arrependida da minha escolha (às vezes erro feio!), comi rezando. Tudo gostoso, muito criativo e bem temperado.
Para beber pedi um suco de framboesa e Marcelo, de cramberrie. Finalmente consegui beber um suco natural (embora as opções fossem poucas mesmo no El Huerto) no Chile. Tentei em vários lugares, mas eles têm o hábito de tomar sucos de caixinha, geralmente de pêssego.
O restaurante tem boas opções de saladas, e reparei que, pelo menos na hora do almoço, é o prato mais pedido por homens e mulheres. As saladas são bonitas e bem servidas, me pareceu.
A carta de sobremesas também era boa. Como era o nosso último dia no Chile e ainda não tínhamos experimentado nada feito com lúcuma (fruta típica usada só para o preparo de pratos e não pura, como o cacau), pedimos o parfait de lúcuma e doce de leite. O aspecto era meio sem graça (para ser boazinha!), mas o sabor era bom. Para fechar o almoço, chá branco orgânico.
Junto ao restaurante há uma lojinha que vende chás, sabonetes e muitas coisas interessantes.
A ida ao El Huerto foi muito agradável, não só pela comida, que estava ótima, mas também pelo astral de todo o lugar. Adorei e recomendo.







fotos: josette babo & marcelo glenadel

Nenhum comentário: