O que é a beleza afinal? Talvez a beleza pese até certo ponto, mas, depois de uma certa idade, isso é o menos importa para uma pessoa ser realmente bonita.
A beleza é mesmo muito linda na juventude, mas em uma mulher madura o que a torna bela é a postura, a atitude, a educação, a delicadeza, a gentileza, o trato, a sabedoria, o estilo, o cuidado com ela mesma e com as outras pessoas, e muitas outras coisas que vão muito além de traços perfeitos.
Falo isso porque ontem, almoçando com amigas de trabalho, uma delas falou que sabia que era feia. Talvez ela não tenha a beleza de uma modelo, mas se destaca na multidão por seu jeito firme, suas roupas bonitas, a maneira bacana de se colocar, seu humor inteligente.
E eu até disse, neste almoço, uma coisa que sempre digo, porque é o que eu acho que é ter estilo e ser bonito: a pessoa combinar com ela mesma. É quando tudo flui, as palavras, o movimento, a postura, a escolha das roupas. E forma, para mim, a verdadeira beleza de uma pessoa, seja homem ou mulher.
Mas quanto mais vamos envelhecendo, mais esse diferencial mais aparecendo. As pessoas estilosas e elegantes (as que combinam com elas mesmas) vão ficando mais e mais belas, porque a beleza física, aquela da juventude, passa a não existir com tanta prioridade, dando lugar ao comportamento e a forma de viver. E isso é tão bonito.
Conheço mulheres lindas, que não tinham muita beleza na juventude e hoje são lindas. Fernanda Montenegro é um exemplo. Linda e chiquérrima. E outras, que eram de uma beleza rara, hoje são apagadinhas, plastificadas ou com corpos que nem reconhecemos.
O tempo passa, a beleza vai, a personalidade vem, e a beleza fica de outra forma. Uma forma verdadeiramente bela.
~~~~ A revista TPM deste mês tem uma matéria muito legal sobre o tema: Você é feia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário