segunda-feira, 2 de junho de 2008

amy winehouse

caricatura: Beto Vieira


Basta ouvir um pedacinho de uma música de Amy Winehouse para se perguntar: que voz linda é essa? Quem som é esse? Ouvir um CD inteiro é se apaixonar para sempre.
Toda essa confusão com drogas, marido na prisão, barracos, autodestruição não é nenhuma novidade no mundo da música. No caso dela a grande novidade é o talento e a autenticidade. As cantoras novinhas que fazem sucesso pelo mundo são todas lindas, louras, dançantes. Ela não. Visual retrô, vozeirão de cantora soul. Carisma, letra e música incríveis.
Ver toda hora notícias dela anoxérica, cheirando crack e criando confusão viraram corriqueiras e não causam nenhum espanto ou surpresa. Todos os fãs sabem que ela é assim e não esperam nada diferente disso.
Mas ver a apresentação dela no Rock in Rio de Lisboa deste fim de semana chocou muita gente.
Sem voz, com tosse, coçando o nariz e o corpo várias vezes, toda machucada, mal conseguindo ficar em pé, desarrumada, levantando o vestido, precisando ser amparada, esquecendo as letras, com ausências em pleno palco. E a tendência não é melhorar. Mas se está horrível desse jeito, o que esperar? Overdose, prisão, morte? E agora? É se acabar cada dia mais até morrer e fim? Estamos vendo aos poucos uma morte anunciada de uma cantora rara e aplaudindo no final.
Ela gosta de viver assim. E só sabe viver assim. Essa é a Amy que ela é e sabe ser. É a Amy que a gente conhece e gosta, embora julgue e condene o excesso.
Talvez ela só saiba compor quando está muito doida. Talvez ela sempre esteja doida. Talvez não exista uma Amy sóbria depois de tantos anos. Talvez ela tenha se formado assim. Talvez ela não queira saber quem é essa Amy sem drogas. Ou não goste dela nenhum pouco. Talvez tenha se encontrado e queira permanecer ali.
Talvez a coisa já esteja tão mecânica e tão profunda que não dê para saber mais nada! Às vezes as pessoas não são o que querem, mas o que podem ser.
Mas uma coisa é certa. Não vamos ter esse tipo de som que ela faz hoje por muito tempo. Ou ela vai acabar se matando se continuar desse jeito ou vai se internar e voltar com outro tipo de música.
Algumas pessoas vivem a vida inteira de forma acelerada em muito pouco tempo. Tomara que esse não seja o caso de Amy Winehouse!



Nenhum comentário: