domingo, 26 de julho de 2009

dicas de viagem by carlos moyna

foto: Carlos Moyna

"Cara Dedé,

Seu pedido é uma ordem, mas eu sou preguiçoso e só hoje eu respondo. Você ficou curiosa com aquelas fotos de Giant's Causeway? Pois eu fiquei desde a primeira vez que vi a capa do disco do Zep, Houses of the Holy. Apesar de aquelas criancinhas peladas terem sido montadas na foto e cor ser artificialmente estourada, aquilo era meio irreal.
Pois bem. Este ano resolvi incluir o lugar no roteiro da viagem que fiz no mês passado, já que estaria a poucos quilômetros, em Monaghan para uma reunião de família. A costa norte da Irlanda, Condado de Antrim, Irlanda do Norte, é um lugar de cair o queixo. Penhascos, grutas, praias, castelos e vilarejos. Num trecho de poucos quilômetros você fica meio tonto com tantas paisagens. Para ficar realmente tonto, é só finalizar com uma visita à destilaria Bushmills, a mais antiga da Irlanda (1608) e produtora de um dos melhores whiskeys da terrinha (whiskY é na Escócia). Partindo de Belfast, é um passeio que se faz em um dia, de carro. Mas se a ideia for mesmo tomar uns tragos em Bushmills, melhor arrumar lugar para passar a noite. Dirigir do lado direito do carro e com visão dupla não é para amadores.

Então vamos às dicas:

Pontos de interesse - o básico, ou seja, Giant's Causeway (grátis), a travessia da ponte cordas de Carrick-a-Rede (paga-se para atravessar a ponte e chegar na ponta do penhasco), Castelo de Dunluce (visita paga que eu perdi porque fiquei bebendo em Bushmills, mas o visual do lugar já basta) e a visita à destilaria centenária.

Hotel - fiquei em um hotel à beira-mar em Portballintrae (dá pra ir andando até Bushmills), muito bem localizado, comida boa, simpaticíssimo e nada caro. Quartos confortáveis e é só escolher um de frente para acordar de cara para um cenário de cinema. Chama-se Bayview e eu me arrependi de só passar uma noite lá. Inclui Jacuzzi!
Recomendo: tênis e bermuda para caminhar muito. Os locais turísticos são bem cuidadíssimos, mas as caminhadas são longas. Um wind-braker, mesmo no verão. O clima irlandês é famoso pela inconstância. Nessa mesma ideia, não pense que é ridículo levar um protetor solar e/ou chapéu. Não há uma sombra à vista.

Marromeno: a destilaria Bushmills é muito bacana, mas achei o tour meio sem graça. A menina que guiava o grupo tinha o carisma de uma bibliotecária e o sotaque era medonho. A visita que fiz à Jameson há dois anos em Dublin foi muito mais divertida e interativa. Mas é inevitável coprar uma garrafinha que seja, porque alguns whiskeys ali não são vendidos fora da destilaria. Se você for abstêmio (???), pode levar uma geleinha...

Então é isso e aguarde as fotos de Edimburgo."

Nenhum comentário: