domingo, 12 de julho de 2009

vive la différence

Quando eu fazia análise, o meu terapeuta era adepto de sessões de grupo por achar que aprendemos muito sobre nós com os outros. Mas não os iguais, os que pensam igual a nós. Mas com os diferentes.
Isso é o grande desafio das relações.
Adoro pessoas diferentes de mim. Acho o máximo todas. Da mais careta à mais louca. Tenho curiosidade, adoro conversar. Amo gente e tenho o maior interesse em tudo que as pessoas fazem, pensam, sentem.
A maioria das pessoas não gosta de pessoas diferentes delas. Existe uma barreira ou mesmo um preconceito enorme em aceitar ideias, conceitos, teorias, opiniões, estilos de vida e até mesmo temperamentos diferentes. Até coisas básicas são vistas como "erradas".
É errado por quê? Por que é diferente? Não é errado, não! Apenas são pontos de vista diferentes. E isso é bacana demais se forem duas pessoas abertas. Isso é o que faz evoluir o pensamento, isso que acrescenta alguma coisa especial.
Uma pessoa dá o 1, o outro dá o 2, depois o 3, o 4 e por aí vai, em um papo gostoso e infinito, cheio de troca, cheio de informações novas, ideias novas que vão surgindo em uma conversa divertida e interessante. Mas tem gente que a pessoa fala o 1 e o outro já começa a questionar a opinião e dizer que não é assim, que está errado, usa de mil argumentos, fala que é muito cafona, levanta para olhar o dicionário, vai para a internet pesquisar, fica puto, discute, briga... Haja!
O diferente é sempre motivo de crítica. Sempre. E crítica ruim, claro. Para mim, isso sim é motivo para ser criticado: gente que não aceita as diferenças. Que sempre se acha o certo e o outro, errado. Que sempre ataca quando alguém tem opinião contrária. Que debocha das pessoas, ri, desdenha, tripudia, diminui, coloca para baixo, fala mal. E tem sempre a fórmula da felicidade, mas quase nunca está feliz!
O bacana nesta vida é a pessoa ser ela mesma, como seu gosto, sua maneira de pensar, seu jeito de se expressar, de se vestir, de dançar, falar, viver, sonhar.
Eu admiro muito quem é autêntico, seja do jeito que for (menos esses chaaatos (ufa!) de plantão que são sempre do contra ou que acham que só eles estão certos!)!
Viva a diferença... e a liberdade de ser quem é.

Um comentário:

Ana disse...

Nossa! Se pudesse imprimia isto em uma camiseta e saía por aí para as pessoas lerem. Também acho que a "diferença faz a diferença"... rsrsrs. E acho que pessoas que não aceitam quem é diferente na verdade estão com medo de lidas com suas "imperfeições"... como se existissem pessoas perfeitas. Beijos.