quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

benjamin button

foto: reprodução

Fui ver O curioso caso de Benjamim Button e só lembrava de uma frase de Victor Hugo que eu adorava quando era adolescente. Não lembro da frase de jeito nenhum. Já procurei a frase no Google e nada. Não lembro da frase, mas lembro do conceito: que deveríamos nascer velhos, pois quando estamos com a cabeça boa, o corpo não acompanha. Não sei porque gostava tanto daquela frase. Talvez porque eu fosse jovem e não sabia de nada mesmo. Não que eu saiba muito agora, mas pelo menos sei que essa não é uma boa teoria.

O filme (do livro de F. Scott Fitzgerald) realiza essa ideia de uma forma tão profunda, tão emocionante, e não há a menor possibilidade de achar que Victor Hugo estivesse certo.

O filme é lindo, tocante, profundo. Benjamim nasce velho e vai remoçando. E quanto mais ele rejuvenescia, mas eu entendia a perfeição da natureza, o quanto precisamos, no início da vida, dessa juventude inconsequente, com 0% de sabedoria.

É preciso um corpo enérgico para correr atrás da bola, atrás do amiguinho e para todas aquelas brincadeiras que as crianças se divertem sem parar. É preciso muito fôlego para descobrir todas as primeiras emoções da vida, os porres, as besteiras. Para se ter as primeiras sensações do amor, do sexo, do prazer. Não é à toa que a juventude tem tanta beleza.

Não podia ser diferente. Está tudo certo. E quando vamos aperfeiçoando as nossas habilidades, nossos talentos, nosso temperamento, nossos valores, nosso caráter, o corpo vai amadurecendo junto, se acalmando, e isso é muito bom e torna a vida possível. E a morte aceitável.

Que venham a experiência, a maturidade e a sabedoria acompanhadas de algumas rugas e alguns cabelos brancos. Não se pode fazer as mesmas coisas de antes? Ainda bem! Quem quer ficar fazendo só as mesmas coisas a vida toda? Toda idade tem a sua emoção e a sua beleza.

E que venham as mudanças do tempo. No tempo certo, com a vitalidade certa, na hora certa...

Um comentário:

Andrea Freitas disse...

Eu ainda não vi o filme, 'alias precisava passar uma semana só assistindo os filmes que todos tem falado, e eu nem posso comentar nada, a não ser que qdo sair em vídeo eu vou ver...se eu não dormir.é eu tenho esse problema...resolvi aceitar que sou ótima em legendas, ótima em pegar os filmes em locadora, péssima companhia para comentar um filme...mas esse ano " prometo" melhorar!
prometo ver todos os filmes do Almodovar, do W.Allen,etc...
Não é que eu não goste, eu gosto muito, mas tenho esse probleminha...cinema pra mim tem q ser 'as 14hs...não dá pra ser perfeita...rsrs
mas admiro entrar aqui nesse blog e me encher de cultura...amigos são pra isso tb.
Bjs