domingo, 27 de dezembro de 2009

noite de natal

foto: josette babo

Adoro essa época do ano. Desde pequeninha eu adoro Natal e a virada do ano. Parece tudo mágico e esperançoso, fora que acho tudo delicioso para comer: rabanada, castanhas, panetone, nozes, bacalhau! E como mesmo, sem medo!
Decoro a casa inteira e cada ano compro mais enfeites de Natal. Se vou viajar perto desta época, então, sai de baixo, pois não há limites para minha empogação. Acho tudo lindo: luzes, Papai Noel, guirlandas, árvores. Tudo lúdico.
Conheço algumas pessoas que destestam Natal por vários motivos. Acham essa época tensa, corrida, nervosa, chata, comercial, cansativa e mais um monte de adjetivos ruins sem fim. É um monte de coisa ao mesmo tempo agora. É verdade. Mas isso pode ser bom também se a gente entrar no clima.
O que eu mais ouço de quem não tem paciência para essa época é que Natal é bom para criança ou para quem tem criança. Ou é bom ou não é. E deixar essa responsabilidade nas costas de uma criança é até maldade. As crianças crescem e a vida continua, inclusive para elas! Quer dizer que quando ficarem maiorzinhas e não mais acreditarem em Papai Noel, a ceia da família será um misto quente, não montarão mais árvores e muito menos comemorarão o nascimento de Jesus? Isso não me parece nada bom...
Mas entendo, e compartilho, que o Natal tem um lado que a pobreza e a solidão parecem ficar maiores. Como adoro o Natal, adoraria ser megamilionária só para não deixar uma família sequer sem ceia ou presentes, comemorando juntas, e em paz e com bastante alegria, essa noite que eu acho tão especial. Tem também de ruim todas essas coisas que podem quebrar o ânimo para festas, como doença, separações, desemprego.
Mas o espirito de Natal não é exatamente para dar esperança e trazer alegria e um pouco de felicidade?
Não é uma época para se brigar, muito menos com ela. É bom comprar presente (tudo bem, shopping cheio é péssimo, mas é só se organizar para fazer isso antes de encher muito), confraternizar com as pessoas que a gente gosta é bacana (se tem uma ou outra que você não gosta, fique longe dela - espero que você não a tire de amigo oculto - e se tirar, peça a uma pessoa mais próxima para trocar), ajudar quem precisa é exercitar a generosidade (é a melhor época para se fazer isso!), fazer as pazes, rever amigos, desejar o bem, acreditar na cura...
Para tudo tem um jeito. E se relaxar, pode se surpreender como o Natal pode ser maravilhoso (e divertido também)! E pode trazer coisas simples e positivas. Como a paz.

Nenhum comentário: