segunda-feira, 10 de maio de 2010

viver a vida

foto: reprodução

Sou noveleira e talvez por gostar, sou exigente. Tem que me agradar mesmo ou nem passo perto, já que também adoro seriados, cinema, ler, internet, escrever, namorar, enfim, milhares de outras coisas bacanas e não posso desperdiçar o raríssimo tempo dos dias atuais com qualquer coisa que não me agrade de verdade.
Mas a verdade é que, às vezes, mais do que gostar da novela, é gostar do autor da novela. E isso dá um passe para eu assistir todos os dias e adorar. Tal e qual como fã de Woody Allen e entender sua linguagem e não perder nenhum filme, tal e qual fã de Rubem Fonseca e ler tudo que ele escreve e por aí vai.
Viver a Vida já está acabando e até agora não sei dizer se é boa, mas eu gosto, assisto, vibro, me emociono. Sempre adorei as novelas de Manoel Carlos e esse jeito "dia a dia" que ele tem de escrever. Seus personagens parecem um vizinho, um conhecido, de tão próximos da nossa realidade que são.
Gilberto Braga é outro que amo e espero suas novelas bem animada, pois sei que vem coisa boa pela frente. Estilos diferentes, talentos iguais.
A novela das oito teve muitas referências de seriados. As quatros amigas (Helena, Alice, Ellen e Ariane) são muito diferentes de personalidade e igualmente amigas no companheirismo como em Sex and the city (Alice é a própria aprendiz da Samantha). As referências de ER e Grey's Anatomy também. As histórias envolvendo médicos e hospital e seus sentimentos correram toda a novela. Muito drama, mas todos num nível suave, como Manoel Carlos faz sempre muito bem.
As histórias são sempre quase mexicanas, mas como ele é um escritor talentoso, nada fica muito piegas, nem um dramalhão.
E apesar de Lilia Cabral ter sido a promessa de fazer uma Teresa memorável, foi maravilhosa como sempre, mas quem vai ficar mesmo na lembrança será Natália do Vale, com a sua rainha louca, Ingrid. A cada capítulo a interpretação está melhor. Um trabalho bacanérrimo! Mateus Solano e Alinne Moraes deram muitos momentos de prazer para quem assistia. E Búzios? Ah, que delícia que foi ter essa cidade gostosa por tanto tempo na telinha.
Agora as chamadas de Passione já começam a chegar, com imagens lindas da Toscana e um elenco de arrasar.
É novela que vai, é novela que vem...

2 comentários:

Danidan disse...

Querida, eu como vc, independente da novela ser boa ou ruim, amo o Manoel Carlos. Nao amei essa novela, mas eu gosto. Acho que foi a pior novela dele, mas mesmo assim eu assisto com prazer. Vc viu as cenas em Lisboa? Foi o Luciano quem gravou. Ficaram lindas né? To achando que Passione vai ser muito boa.

Dedé disse...

Vi, claro! Só podia ser dele! :o) Lindas. Adorei! Mil parabéns para ele!
Beijos!