sábado, 1 de janeiro de 2011

o melhor

O mundo é tão bonito e eu tenho pena de morrer (José Saramago)

foto: robert doisneau

Até o Natal é corre-corre e não fui a um único cineminha. Quando a semana passou, fui a um filme atrás do outro. Quando ia postar aqui no blog sobre os filmes, recebo a notícia que minha amiga Andréa Freitas (http://deavidalouca.blogspot.com) havia morrido na madrugada anterior.

Apesar de ser uma morte anunciada, e saber que o seu sofrimento havia chegado ao fim, meu mundo caiu, e chorei, chorei, chorei. Ninguém deveria morrer aos 44 anos, ainda mais alguém tão cheia de vida e alegria. E apesar de toda a luta e resistência, a mais corajosa de todas as guerreiras se foi.

E nada, mas nada mesmo, faz a gente pensar na vida do que a morte. A morte traz uma força vital tão grande que não há nada que impeça alguém de começar a refletir e rever sua trajetória com a partida do outro. Saber finito coloca as coisas em seus devidos lugares.

O mundo frenético de hoje dá um sentido equivocado à vida. Sofre-se por coisas sem relevância, deseja-se o que não se precisa, ama-se sem ser por amor. Estamos tão longe de nós mesmos e fica difícil sermos felizes.

A vida é tão curta e o mundo tão grande e não dá para terceirizar nossa vida, e muito menos ter diretores decidindo por nós qual será o nosso melhor papel. Por que no fim quem paga a conta da culpa e do prazer somos nós e mais ninguém. Quem decide sobre a nossa vida somos nós!

Só tenho uma decisão de ano-novo: quero chegar no final de 2011 com muito orgulho de mim. Da minha postura, das minhas atitudes, da minha dedicação, da minha determinação, da minha coragem de mudar o que não está bom, da minha capacidade de chutar a preguiça para lá, da minha possibilidade de ser paciente (coisa que não sou por natureza!), da minha fidelidade a mim, do meu amor por todas as pessoas. Porque mais do que ser bonito, magro, rico, bem-sucedido, popular, é ter orgulho de ser quem é e batalhar por isso. Não se vence sempre, nem se pode ser amado por todos, mas ter orgulho das suas escolhas e atitutes, sim.

Posso chegar em dezembro de 2011 sem estar malhando horrores na academia, visitando todos os lugares que desejei ou lido os livros que me propus, mas se eu souber levar todos os dias do ano do jeito eu acredito, gosto e mereço, vou estar muito feliz. E provalmente vou estar fazendo tudo isso, se realmente quiser. Porque querer alguma coisa só depende de nós e do que fazemos por isso. São poucas as coisas que desejamos que dependem dos outros. Até o amor correspondido pode ser conquistado se a pessoa se dedicar. Não é uma questão de ter e sim de ser. Algumas vezes pequenas coisas fazem uma diferença enorme.

Muitos são os caminhos desta vida e por que não escolher um que a gente acha bacana e divertido? Usar de gentileza ou grosseria dá o mesmo trabalho. Fazer o trabalho de qualquer jeito vai custar fazê-lo de novo lá na frente. Comer muito errado vai fazer o colesterol subir e depois parar de comer tudo gostoso de uma vez só. E por aí vai...

Então, no primeiro dia do ano, desejo para você o que desejo para mim: chegar no final de 2011 se sentindo bem, muito bem, com as escolhas que fez durante o ano, sejam pessoais, profissionais, físicas e outras mais. Um ano inteirinho para agir. Isso pode ser muito divertido e também libertador. Só tomando atitudes, chatas às vezes, haverá bons resultados, porque ficar aceitando as impossibilidades poderá ser pior ainda.

O que desejo não é pouco, mas desejo muito mesmo, porque quem manda na gente somos nós! E merecemos o melhor e é isso que vamos buscar e vamos ter. Que venha a vida. Que venha 2011. Que venha o melhor de nós!

3 comentários:

Val Galvão disse...

Estava sentindo falta dos seus textos no blog!
Adorei!!
Realmente, a proximidade da morte nos faz refletir muito e nos dá a chance de mudar. Só precisamos tentar.
Feliz 2011!!

Ana disse...

... e tenho certeza, de coração, que este seu ano será deste jeito que você deseja. Sabe por que? Porque você tem todas essas coisas legais e eu tenho a privilegiada oportunidade de ver sempre. Beijos. Feliz 2011! Que seja um ano muito feliz!

Lila Montezuma disse...

Obrigada! Você escreveu exatamente tudo o que eu tinha pra dizer pra mim esse ano!
E nós vamos conseguir!
Beeeeeeijos mil!