quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

vascaína com certeza


Como toda pessoa de família portuguesa, sou vascaína! Com muito orgulho.
Meu pai é daqueles que vibra, sofre, comemora, se desespera, diz que NUNCA mais vai ver um jogo quando o time perde (embora isso seja a maior mentira, igualzinho quando uma pessoa acorda de ressaca e diz que nunca mais vai beber!).
Eu sempre comemorei as vitórias, mas nunca fiquei triste quando perdia, sempre achei bobagem, mesmo quando todo mundo sacaneava o tempo todo com a história do Vasco ser sempre vice.
Mas domingo sofri. Deixei todas as idéias de que sofrer por causa de futebol é besteira e chorei!
É triste demais ver um time bacana, grande, com uma história de vitórias chegar ao ponto de ser rebaixado. Doeu, confesso.


Sempre comparei a vida ao futebol. Sofremos pênaltis. Nos machucamos, nos recuperamos, trabalhamos em equipe, cobramos falta, vibramos, sofremos, fazemos dribles incríveis, xingamos o outro, somos xingados, contestamos erros de árbitros, aturamos técnicos malucos. Algumas vezes somos zagueiros, em outras goleiros, e estamos sempre passando a bola uns para os outros.
Fazemos gol.
E somos rebaixados algumas vezes também, faz parte da vida, por mais que isso doa. A vida vem em ciclos, o mundo gira. E tem a hora boa e a hora ruim para todo mundo. Alguns são mais duros na queda, estão mais preparados para ganhar mais vezes e têm quedas menores, mas a derrotas são para todos. Por isso devemos vibrar sempre com as vitórias, e comemorar sempre os campeonatos.
E saber perder. Aceitar que caiu e começar a batalhar para voltar ao topo, com bom humor, com garra, determinação, planos, treino.
Não dizem que tempos de crises são ótimos para fortalecer? E começar de novo é sempre uma chance de fazer melhor...


Nenhum comentário: