quarta-feira, 24 de outubro de 2007

chove chuva, chove sem parar


Chove. Chove. Chove. Sempre que falo que adoro chuva as pessoas me olham de forma estranha. Às vezes nem falo para não causar constrangimento.
- "Hoje está um dia feio!" É o que a maioria das pessoas diz quando chove, ou quando vai chover, ou quando simplesmente não vai fazer sol. Eu acho dia de chuva lindo. A terra molhada, as plantas felizes, aquela garoa tranqüilizante, a sensação de paz e de descanso. E um cheiro que só a chuva traz. Para mim dia de chuva é de prazer e de reflexão. Quase uma meditação.
É um dia sem cobranças. É o único dia que as pessoas se dão o direito de ficar em casa vendo TV, sem culpa! - "Hoje está bom para ficar em casa vendo Sessão da Tarde!" É a frase clássica dos dias de chuva. Tem sempre alguém dizendo ela a cada esquina. E eu sempre pensando "ah, que bobagem, chuva é para ficar nela, enfiando pé na água mesmo, aproveitar, viver uma cidade de praia de outra maneira." Além de ser gostoso se molhar, dizem que a chuva potencializa e rejuvenesce.
Chove. Chove. Chove. Mas hoje está um dia feio de verdade. Hoje está um caos. A chuva causou e está causando estrago. Tudo parado, ruas alagadas, trânsito infernal, barreira caindo, Rebouças fechado, as pessoas estressadas. A cidade está pior do que já anda. E hoje devo concordar com as pessoas que eu sempre discordo: "Hoje está um dia bom para ficar em casa!"

Nenhum comentário: