sexta-feira, 5 de outubro de 2007

"ou se corrompe, ou se omite ou vai pra guerra"

foto: Sandra Delgado



Tropa de elite nasceu para a polêmica. Desde as filmagens ele estava em todas as manchetes porque roubaram as armas cenográficas e tal. Depois piratearam o filme e ele foi parar nos camelôs, e como tudo aconteceu ninguém sabe exatamente. No Festival do Rio foi acusado de reacionário. Perdeu a indicação para o Oscar. Polêmicas e mais polêmicas continuam. Se isso tudo vai levar o público ao cinema, diretor e produtores dizem que não sabem. Mas a verdade é que vai. Não me lembro de nenhum outro filme brasileiro tão badalado assim. Só se fala nisso! E se eu fosse o produtor, faria um documentário para a TV paga, contando todas as polêmicas. O que não falta é material!


O filme é bom. Muito bom. O que causa estranhamento é que não estamos acostumados a ver a história contada desse ângulo. Nem estamos acostumados a ver no cinema brasileiro um policial com crise de consciência por ter que fazer o que faz numa guerra urbana tão escancarada como a nossa. "Ou se corrompe, ou se omite ou vai pra guerra", diz o capitão Nascimento, o personagem de Wagner Moura, falando da polícia (também podia ser da política, não?).


O filme tem ritmo, ação, suspense. Edição, roteiro, música, tudo. A direção é otima! As locações, os cenários, cada detalhe está incrível. O elenco nem se fala. E os personagens também são muito bem construídos. Cada tipo! Acho que algumas pessoas vão falar que o diretor bebeu demais na fonte dos filmes americanos, mas se acharem é muito mais pela produção sofisticada do que por qualquer outro motivo.


O Wagner Moura dá um show. Como sempre, aliás. É o ator do momento! Todo o trabalho dele é detalhado. Ele acabou de fazer o maior o sucesso como o Olavo de Paraíso Tropical e o capitão nem lembra em nada o personagem da novela. É incrível! O cara é mesmo brilhante!!! Mas, no caso deste filme, ele não está sozinho, o elenco inteiro dá um show junto com ele!


No fim de tantas polêmicas, Tropa de elite é um ótimo entretenimento! Para ser visto numa sala de cinema bacana, com imagem boa e som bom!!! (E quem sabe o diretor, José Padilha, prepare um extra para o DVD com todas essas histórias de cinema!!!)

Nenhum comentário: