quinta-feira, 16 de outubro de 2008

colocando a mão na água

foto: reprodução

O Gilberto Gil disse que adorava lavar louça, quando estava no exílio, em Londres, quando recebia as pessoas. Os convidados iam embora ele ficava lá, na pia, lavando toda a louça, bem devagar, como uma terapia. Acontece assim também comigo.

Lavar louça para mim não tem nada a ver com trabalho doméstico. Lavar louça é uma coisa gostosa e chego a sentir ciúme (fora a empregada!) quando alguém resolve "ajudar"! Gosto da água caindo, o detergente fazendo espuma e ver toda aquela zona se transformar em uma pia limpinha, com talheres brilhando, copos perfeitos e pratos secando. Claro que não estou falando de panelas sujas, tabuleiros cheios de coisas grudentas e chapinhas pretas. Digamos que gosto apenas do lado "leve" do trabalho sujo.

Algumas pessoas adoram fazer faxina, esfregar as coisas, limpar, varrer. Nada disso me atrai, muito pelo contrário. Mas lavar a louça é um caso à parte. Mas tem que ser a MINHA louça, esponja nova, escova boa, detergente cheiroso. E lá estou eu. Colocando a mão na água, viajando em pensamentos, esquecendo do tempo.

Vai entender o ser humano...

Nenhum comentário: