quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

o mês santo


Quando o fim do ano chega, tudo muda. Existe uma esperança de que as coisas boas podem acontecer no próximo ano, parece tudo tão possível, tão quase certo. Então, ficamos paradinhos sem fazer nada, afinal, dezembro é mês para não se começar nada!
Dezembro é um mês estranho. Tudo acontece e nada acontece. Passa rápido e demoooora a passar. Aquelas listas imensas de planos e ao mesmo tempo tudo parado, esperando o Ano Novo chegar para começar qualquer coisa.
Em dezembro estamos livres, de licença de tudo, de férias, em recesso de nós mesmos. Só em janeiro tudo vai ser começado e resolvido. Dezembro é o mês do pecado, embora disfarçamos de fé! Ao mesmo tempo que estamos ali, todos muito envolvidos com o Natal, cometemos todos os pecados: comemos tudo, bebemos tudo, gastamos tudo, prometemos tudo! Uma overdose de tudo! Quantos pecados deliciosos que virão nos cobrar em janeiro sem dor e nem piedade! Isso não tem explicação! E nos deixaremos iludir por mais um ano, esperando dezembro chegar para ter uma desculpa maravilhosa para não fazer - por um mês inteiro - mais nada daquilo que tanto prometemos. Dezembro, o santo mês da folga!

Nenhum comentário: