quarta-feira, 17 de setembro de 2008

o Ministério da Saúde adverte: não confunda licença médica com férias



Minha licença médica está para acabar e fui visitar o lugar onde eu trabalho, rever as pessoas, combinar a minha volta. De uma delas, queridíssima, ouvi: "bem-vinda ao mundo real". Na hora pensei: mais real que ter um aneurisma... impossível. É real demais para ser verdade, aliás!
Agora é uma nova etapa, um estaleiro diferente, um estaleiro em movimento, um estaleiro com companhia, um estaleiro trabalhando.
Minha licença médica foi muito intensa. Toda voltada para eu ficar bem. E sei que estou voltando na hora certa. Bom mesmo seria tirar umas férias da licença, mas isso ficará para mais tarde. Na hora certa de tirar férias.
Em um caso grave, existe um tempo grande de assimilação, de ir retomando a segurança e isso leva tempo. Como leva tempo para o tratamento ser bem feito. Tudo ser experimentado, testado, avaliado, reavaliado. E ser bem-sucedido. Isso só com o tempo, a disciplina, a determinação, a paciência, a coragem, apoio, informação, paz. A recuperação é lenta e em etapas. Dar ao tempo o tempo inteiro que ele tem e que a recuperação precisa. Acelerar um processo pode custar muito caro lá na frente.
Mas licença e férias não podem ser confundidas. Licença é o tempo necessário que uma pessoa precisa para se recuperar de uma doença. Licença médica é coisa séria. (E se for encarada assim, mais cedo tirará férias.) Não que as férias não sejam. São sérias e necessárias. Principalmente para descansar, se divertir, viajar, não fazer nada, fazer o que vier a cabeça sem pressa e sem cobrança. Licença médica não é nada disso. É uma maratona de obrigações e deve ser aproveitada ao máximo. O tempo é contado e a pressão é grande. O relógio gira acelerado. Existe uma tensão, uma dúvida no ar, um mistério: dará certo no final?
Para saber, só testando. E encarando de frente esse mundo (verdadeiramente) real.

4 comentários:

Lila Montezuma disse...

Sei o quanto voce levou a sério cada passo dessa recuperaçao e que, graças a isso, ela aconteceu.
Hoje, mais do que nunca, sei a importancia de termos cuidado conosco e com a nossa vida. Minha determinaçao agora é pela minha saude, principalmente.
Parabéns pela luta, pelo esforço e pela volta.
Bom trabalho! (e otimas férias, quando elas vierem...)
Mil beijos.

Rosa Maria disse...

Minha amiga,
Estou aqui para te falar em poucas palavras o quanto você é forte!!!
Você me mostrou como é importante dar valor a vida e agradecer todos os dias esse dom que Deus nos deu.
Você com sua garra, me ensinou que é muito bom VIVER!!! e depois disso , muita coisa mudou para mim!!!
OBRIGADA!!!!
mil beijos cheios de muito carinho

Andrea Freitas disse...

Parabéns!!!Vc é tudo de bom.Não poderia ser de outra maneira.
Espero que vc possa dizer o mesmo pra mim...alí na frente.
Eu como sou a minha própria patroa, estou tirando meia-licença médica.Pedi q ninguém me trouxesse problemas, que não tinha condições de resolver nada, mas vc acredita que foi um pouco difícil conseguir isso.Algumas pesssoas me trataram como se fosse uma gripe...outras acham que "estar doente" significa ter q ficar encima de uma cama, com uma aparência horrível ( sem preconceitos), pois tem dias, ou tiveram dias, que queria sumir dentro do cobertor...queria ficar quieta, e mais nada.
Mas já estou planejando as minhas férias!!!
Qdo sair dessa, não pensarei duas vezes, largarei definitivamente tudo o que me lembra trabalho, e
deitarei em uma praia deserta, com uma areia bem branca, com os braços e pernas abertos para o céu, o céu vai estar muito azul nesse dia, eu olharei pra ele, e agradecerei.
Bjs

Anônimo disse...

Admiro muito toda a sua disciplina (grande virginiana!) e dedicação para se recuperar. E como você sempre disse que quanto mais se dedicar mais rápido vem a recuperação. Não é tão rápido quanto gostaríamos mas com progressos maravilhosos. Feliz volta ao trabalho sem se esquecer que você é mais importante que tudo, que a sua saúde é mais importante. E que depois venham as férias, claro!!! Parabéns de novo!!! Cada dia melhor!!!