quinta-feira, 25 de setembro de 2008

deus e o diabo na terra das delícias

foto: Josette Babo


Somos muitas mulheres trabalhando na Editora. E mulher sempre está com aqueles dois quilos a mais. Ou mais de dois. Para falar a verdade, a gente sempre está com mais de dois! Isso é certo. Não para os outros. Mas para nós, tenha certeza que sim!
Essa semana rolou uma festinha de Cosme e Damião para comemorar a minha volta ao trabalho. Adorei. Muitos doces deliciosos: pé-de moleque, suspiro, maria-mole, pingo de leite, bolo de milho, pacoça e muitos mais. Provei TODOS. Como cada um levou uma coisa, nada mais justo (e educado) que eu provasse um pouco de tudo para agradar a todos! Principalmente a minha gula, claro!
Mas não teve jeito, com aquela mesa gostosa e calórica, o papo chegou rapidinho em peso, quilos, dietas, problemas de cintura, celulite. Como escapar?
De um lado o diabinho insistente, tentando a boa forma:

- Come, tá uma delícia. Olha aquele ali. Hum... prova. Come mais um. Só mais um pouquinho. Só hoje...

E de de outro, o anjinho, fazendo cair na real:

- Não! Cuidado. Pára! Olha a celulite. Nao, mais um docinho não. Pára. Olha os pneus!

E o diabinho torturador:

- Só mais um, tão gostoso e tão pequenininho...

E o anjinho sábio:

- Pára! Não! Esse suspiro vai agarrar no seu culote e nunca mais vai sair!

E essa é a verdade. O prazer e a culpa fazem parte da vida gastronômica de uma mulher. Enquanto devoram paçocas falam que têm que emagrecer, enquanto se deliciam com um pé-de-moleque juram que na segunda-feira começam a dieta. E os ponteiros da balança sobem, sem pena, e esperam por um milagre!
Não existe milagre e a gente sabe. Sabe direitinho. Mas na hora da verdade dá folga para o anjinho, se deixa enganar mais uma vez pelo diabinho e manda ver. Só mais uma vez. Uma única vez. Só um suspiro, um pingo de leite, um bolinho... Hum... que delícia...

2 comentários:

Andrea Freitas disse...

Pô!!!Esse pessoal da editora caprichou, hein???Nunca poderia trabalhar com vcs...sou gulosa, amo doce...mas que está linda essa mesa...na próxima, podem me chamar!!

Anônimo disse...

Puxa... só hoje... rsrsrsrs