domingo, 2 de março de 2008

à procura de pistas perdidas


No ano passado vi os primeiros episódios de Heroes. Estava adorando, mas depois tive que perder alguns. Adoro seriados, mas não gosto de perder a seqüência. Um pouco antes de estrear a segunda temporada, aluguei a primeira inteira em DVD e vi um capítulo atrás do outro. Nossa! É a melhor coisa do mundo. O história ficou tão intensa vendo desta maneira que eu já me sentia a própria Heroes, cheia de poderes!
A quarta temporada de Lost estréia este mês e aconteceu a mesma coisa com a última. Lá fui eu correndo alugar os DVDs da terceira temporada inteira. A coisa foi mais intensa ainda. A ilha ficou sendo minha, e eu já me sentia bronzeada, suja, com saudade da família, a melhor amiga do Hurley. E cheia de dúvidas, juntando todas as pistas, tentando descobrir todos os sinais.
Meu marido diz que Lost é um quebra-cabeça que você tem que montar sem ter a capa da caixa na mãos. E são tantas peças que podem caber em tantos lugares diferentes que a história às vezes vai para um lado e às vezes para o outro. Tudo é tão possível e nada é óbvio.
Os criadores de Lost já disseram que os personagens não estão mortos. Nem que é apenas um sonho. Menos mal. Isso não pode ser um sonho, mas, ao mesmo tempo, que realidade é essa que fumaça negra tem vida e que deficientes saem andando?
Além dos flashbacks, agora tem os flashforwards. Qualquer ficção pode ter passagens de tempo, mas será que isso faz parte dos mistérios de Lost? Será que eles viajam no tempo? E que bad trip foi aquela do Jack? O cara tem uma vida péssima, chega na ilha vira um herói, chega em casa fica pior do que antes e quer voltar para a ilha? Quem era "ele" que a Kate falou, no futuro, que estava em casa esperando por ela? Quem estava no caixão? Era alguém que as pessoas não gostavam porque ninguém foi se despedir? Parece que na quinta temporada vão ter muitos flashforwards, mas a maioria dos resgatados estão em situações ruins. Então, esse futuro não deve ser real, e sim uma opção para alguma coisa que a gente não sabe ainda.
E esse projeto Dharma? O que queria? Coisa do governo? Por que os Outros não saem da ilha se podem sair? E Locke? Locke para mim é o mais misterioso de todos. Mais que o Ben, o chato.
Quando mostram os flashbacks, todas a pessoas tinham vida torta. Ou cometeram ou estavam à beira de cometer algum crime. Ninguém era bonzinho. Seria a ilha um inferninho em vida?
E Juliette? Que não mexe um músculo no rosto? É sempre a mesma expressão. Isso deve ter algum motivo especial e não apenas excesso de botox. Como deve ter um bom motivo para Richard nunca envelhecer.
E Jacob? Quem será Jacob? Vi mil vezes a cena do tal casebre e não aparece nada nem ninguém. Jacob é invisível, mas é forte e poderoso! E destrói tudo se ficar zangado.
Hostis, Outros, Losties. Que ilha é essa!?!?
Os mistérios são muitos. E a curiosidade, imensa!

4 comentários:

Lis disse...

Fiquei até com vontade de voltar a assistir Lost!!! beijos
Você é um doce!!!bejs no coração

Dedé disse...

Lis, querida, a hora é essa!!! Estréia hoje!
Você viu a 3a temporada? Se não viu, faz como eu fiz, vê tudo seguido. É uma maravilha ver direto! Aí depois você acompanha a que está no ar...
Beijos.

Anônimo disse...

Sobre o 'Jacob' que apareceu quando o Locke foi no casebre e que o Hurley viu também lá no primeiro episódio desta nova temporada, eu acho que é o defunto do pai do Jack, que estava num caixão, no avião, sendo trasladado da Austrália para os Estados Unidos. Foi tirado do caixão e posto sentadinho que nem a mãe do Norman Bates, só pralgum maluco ficar conversando com ele, que nem a mãe do Norman Bates.

O que me irrita mesmo em Lost é a mania que o pessoal tem de guardar segredo de coisas que não são para ser segredo. Arre! Que gente é essa que não troca idéia? Fica um com uma metade do quebra-cabeça, o outro com a outra e ninguém diz nada!

Mas toda segunda-feira, tô lá, ligadão.

Dedé disse...

Marcelo, se o Jacob é o corpo do pai do Jack... cadê o Jacob? Existe um Jacob de verdade??? Mistérios!!!