terça-feira, 4 de março de 2008

sobre preguiça, equações, sofás...


Poucas coisas me deixam mais feliz do que correr atrás das coisas que eu quero muito. Ou mesmo das que eu preciso fazer. Tenho uma alegria imensa de vencer a preguiça, a inércia, e fazer as coisas que precisam ser feitas. Ao mesmo tempo, nada mais torturante para mim do que uma coisa que tem que ser feita e eu ficar adiando, adiando, deixando para segunda-feira. Isso me consome. Durmo e acordo pensando, sem sossego
Desde uma idéia, uma pesquisa de trabalho, fazer um bolo ou uma ligação para marcar um médico, tudo me dá prazer de ver acontecer, de dever cumprido. Quando a gente quer e enfrenta, mete a cara, pergunta para as pessoas por quais caminhos, dá um poder e parece que nada pode dar errado, pois tentando de verdade tudo vai dar realmente certo. Deve existir uma lei que prova isso, porque 90% das vezes se a pessoa realmente quiser, vai rolar. Pode demorar uma vida, mas um dia rola. É quase uma equação matemática. Foi por ali, chegou lá.
Eu tinha um amigo, que morreu aos 74 anos, o Maurício, que dizia que o mais difícil da vida é saber o que a gente realmente quer. Porque o resto é só correr atrás.
Saber o que se quer talvez seja o mais difícil, mas vencer a preguiça e enfrentar os obstáculos também não é nada fácil. Talvez seja mais simples ser feliz do que a gente imagina. Talvez só dependa de uma escolha sincera e de um impulso de levantar do sofá e começar a viver a vida pra valer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de eu não ser assim acho que você tem toda razão... mesmo com a preguiça ou o mundo da fantasia me puxando para a total inércia... Thanks, tenho aprendido sempre