sábado, 10 de maio de 2008

é bom, sempre bom


Quando vi o título da coluna da Cora Rónai, "É ruim, mas é bom", que falava do novo filme do Woody Allen, O sonho de Cassandra, nem pude acreditar. Um dia antes, na fila do cinema, uma mulher toda descolada me perguntou: "Será que é bom?". E eu respondi: "É um Woody Allen! Mesmo quando não é bom... é bom!"
E é exatamente isso. E é sempre bom ver um filme de Woody Allen. Alguns filmes podem nem ser tão bons, mas o "clima" é sempre maravilhoso. E nisso ele é imbatível. Todos os seus filmes - comédia, drama, suspense - são sempre interessantes, e nunca apenas só mais um filme. Mas como ele já fez coisas geniais - como Noivo neurótico, noiva nervosa, O misterioso assassinato em Manhattan, Match Point etc etc etc -, as pessoas sempre esperam que o próximo seja melhor que os melhores. Ele compete com ele mesmo. (Para mim sempre ganha!)
Um cara que faz um filme por ano - e às vezes até mais - sendo roteirista, diretor - e às vezes também ator só pode ser mesmo um gênio. Aquela cabecinha deve girar a mil por hora, fervendo de idéias.
O sonho de Cassandra pode não agradar a algumas pessoas mas com certeza vai agradar aos fãs dos filmes de Woody Allen pois tem muito do tal clima que só ele sabe criar. Além da trama, dos personagens, dos diálogos. Ainda por cima voltou a usar a relação com a cidade como um personagem e a usar aquelas casas "nova-iorquinas" clássicas de seus filmes. Algo me diz que o mais nova-iorquino dos nova-iorquinos deve estar com saudade de filmar em sua cidade.
Será que a fase européia está prestes a acabar? Estou achando que sim...

Nenhum comentário: