sábado, 31 de maio de 2008

dia mundial sem tabaco


Essa postagem é antiga, mas é um dia bom para repeti-la!
Boa tentativa, boa conquista!


Parando de fumar

Essa é a minha teoria para parar de fumar e ela é infalível na prática:(A primeira coisa é querer e a segunda é tentar. Claro!)

É preciso saber que tipo de fumante você é:

1) fumante/boca
2) fumante/pulmão
3) fumante/mão

O fumante/boca é o que tem prazer quando está puxando a fumaça. Para esse tipo de fumante é necessário balinhas de hortelã, chiclete, tudo que distraia a boca. Esse é o que costuma engordar quando pára de fumar. Mas dá para encontrar coisas não engordativas para mastigar.

O fumante/pulmão é o que gosta da fumaça entrando, enchendo o pulmão. Esse deve andar com uma garrafinha de água para sempre que a vontade de fumar chegar. Parece estranho? Funciona e muito.

O fumante/mão é o fumante social. Que é mais hábito que vício. É o cigarro na mão. É o movimento. Tente ocupar as mãos, faça trabalhos manuais, coisas do gênero.

Algumas pessoas podem ter uma, duas ou as três características.

Para dar errado de cara a tentativa de parar de fumar é não saber que fumante é você. Se tentar pelo método errado não vai rolar e vai desistir de cara. Parar de fumar é umas das coisas mais difíceis do mundo. Mas se descobrir por qual caminho e realmente quiser, não vai precisar de remédio, de adesivo, de terapia, nada. Talvez uma acupuntura ajude.

Depois também é necessário saber se se tornou um ex-fumante que pode arriscar umas tragadas em uma festa ou quando bebe e não voltar a fumar ou é daqueles que é melhor ficar longe do cigarro ou é recaída total no dia seguinte.

E outra coisa, a vontade de fumar dá. Mas também passa. E rápido. E só não ficar alimentando a vontade. Pensar e fazer outra coisa (boa de preferência!)logo dispersa aquela vontade que parecia imensa.

Só experimentando para saber. E ninguém melhor do que você para saber. E outro conselho básico e fundamental. Não conte para ninguém que resolveu parar de fumar. Fique na sua, vá aos pouquinhos. Dizem que as pessoas só conseguem na quinta vez. Mas é bom saber que se tentar quatro, o grande dia chegará.

E lembre-se, nada substitui uma boa tragada, diferente de uma dieta que se troca uma coisa calórica por uma light, mesmo não sendo tão bom, mas não se morre de fome. Nada substitui o cigarro. Mas substitui o prazer que ele dá, e é aí que entra o tipo de fumante. Tente. Não custa nada. Aposto que você vai se supreender!

Fumar é bom. Mas não fumar (mais!) é muito melhor.

Nenhum comentário: