domingo, 18 de maio de 2008

o tempo não pára


Ganhei o livro As tais frenéticas, da Sandra Pêra. O livro é cheio de fotos das meninas em shows, nos bastidores, no Dancin' Days, em casa. O livro é todo ilustrativo e é quase um diário de uma época. A narrativa é o que menos importa neste caso e sim o registro.
Quando vamos ficando mais velhos já começa a existir aquela coisa de "nossa época" e esse livro é exatamente isso! E é muito interessante ver a história da nossa época contada de outro ângulo!
A mesma coisa aconteceu quando li Meu nome não é Johnny e pensei: Eu estava no Baixo Gávea neste dia e não vi nada disso, nada dessa movimentação! Como assim? Aconteceu na minha cara e eu não vi?
Mas, de qualquer maneira, é uma leitura cheia propriedade. Com conhecimento de causa. Uma leitura curiosa. Cheia de referências. Fala-se do que sabemos e do que conhecemos. O mesmo assunto, com outro olhar. Outra vida, correndo por outros lados dentro do mesmo cenário. Vestindo o biquíni da mesma loja, mas mergulhando em outras ondas. Bebendo coisas diferentes nos mesmos bares! As mesmas pessoas, outras paixões.
Final dos anos 70 e anos 80 no Rio de Janeiro é um tempo de muitas histórias. Como toda época em qualquer lugar, eu sei. Mas nada como a "nossa época" !
E pensar que eu achava muito estranho quando as pessoas falavam "minha época"! Afinal, minha época não é a época da minha existência inteira? Não, não é! E é só quem já tem a sua "minha época" é capaz de entender!

Nenhum comentário: