domingo, 9 de novembro de 2008

norton

Lúcia e Norton. foto: Marcelo Pinta Pirola

Pastor alemão é a minha raça de cachorro preferida. Não deveria ser pois fui mordida por um bem no bumbum. Mas adoro. Acho bonito, imponente, carinhoso, um cachorrão bom de abraçar. Mas, quando eu e Marcelo resolvemos ter um cachorro, tinha que ser pequeno. Marcelo tinha tido uma "quase" fox paulistinha, a Mini, e as lembranças eram as melhores possíveis. Inteligência sempre é o requisito mais importante para ele, mesmo sendo para um cachorro, e logo a raça ficou resolvida. Ele escolheu a raça, e eu, o gênero. Eu queria um macho. Sempre tenho medo que a fêmea fique grávida e que eu não tenha coragem de dar os filhotinhos, e, como também não tenho o menor perfil para ser criadora de animais, melhor prevenir. O nome escolhemos juntos, e, depois de ver um monte de nomes, Lucky, Gregório, Zuka, escolhemos Zucker. Foi paixão à primeira vista. O bicho tremia tanto, mas tanto, quando fomos pegá-lo na pet, e mesmo que aquele não fosse o nosso, seria. Me apaixonei completamente pelo filhotinho tremeliquento!

Numas das primeiras saídas para o parque, conhecemos um casal, Lúcia e Marcelo, que também estava com um paulistinha, Rickson, e um pastor, Norton. Ficamos de papo, esquanto os cachorros faziam aquela farra de sempre, com aquelas corridas de cachorro-maluco.
Norton já era um senhor e andava devagar, mas o Zucker, ainda filhote, não se cansava de ficar chamando, atiçando, atazanando mesmo o pobre do senhor Norton.
Zucker tanto fez que o pastor acabou saindo correndo também, com a maior dificuldade, correndo para lá e para cá, e quanto mais corria, mas o Zucker corria e mais colocava ele para correr. Sei que ficaram assim até a hora de ir embora, já exaustos. E nós achando a maior graça na cena. Com tantos cachorros do tamanho e da idade dele, Zucker cismou com o Norton.

- Só mesmo o Zucker para fazer o Norton correr! - disse Lúcia.

Zucker ficou apaixonado e não queria largar seu novo amigo e Norton, já cansado, também.
Eles se divertiram muito, e a gente também vendo a farra e a pureza da brincadeira entre um filhotinho de uma raça pequena com um cachorro tão grande e já idoso!
Eles se viram mais algumas vezes, mas aquele primeiro encontro foi mesmo especial, inesquecível para mim.
Na semana passada, Norton, já bem velhinho, morreu, depois de muita luta. Norton morreu com 14 anos, muito para um cachorro tão grande. Viveu muito, e bem. Amadíssimo por Lúcia e Marcelo, e por todos. E teve uma vida feliz. Viveu e foi feliz.
Era amigo, gentil, um pastor alemão dos bons.
Norton era especial, tão especial que fez o maior dos sacrifícios para correr só para não decepcionar um filhotinho animado e apaixonado, num dia de sol...


6 comentários:

Claudia Vieira disse...

Dé,
Esta semana encontrei um conhecido que também fiz amizade por causa dos cachorrinhos.
Ele estava com uma cadelinha jovem e muito brincalhona, mas que não era a amiguinha da Roberta. Perguntei pela outra e de repente aquele homão começou a chorar feito criança ao contar como tudo aconteceu.
Disse que após a morte dela, caiu em depressão e ficou 4 meses sem poder entrar no quarto do computador, onde ela ficava deitadinha aos seu lado enquanto trabalhava.
Jurou que nunca mais iria ter um bichinho só para não sofrer assim.
Mas lá estava ele com a outra, toda feliz e assanhada para brincar com a Roberta ( o mais engraçado é que ele falava com ela, ainda limpando as lágrimas, - Viu ela é da sua cor... sua amiga é parecida com você)
Ele a conheceu perto do sambódromo, onde ele trabalha, ela tinha tido cria e estava quase morrendo. Durante alguns dias ele levou comida , um belo dia a levou para casa....
Esses bichinhos são seres divinos que vem à terra nos mostrar que amor não é uma troca, mas uma doação.

beijinnos

Dedé disse...

Você tem razão!!!
E esses bichinhos fazem muiiiiito mais por nós do nós por eles!

Anônimo disse...

Dedé.
Obrigado pelas palavras....
O Norton deixou muitas coisas boas.

E uma delas foi ter conhecido pessoas especiais como vcs.

Adorei ler e relembrar aquele dia.
Eu lembrei de cada detalhe , ri e chorei....

Com certeza mais cedo ou mais tarde, vamos ter outro cãozinho,
e vamos marcar de apresentar ele a vcs .

Obrigados pela homenagem.

Um abraço.

Anônimo disse...

Coisa mais linda esse post. Me fez chorar. Posso imaginar a tristeza da Lucia e do Marcelo em ter perdido um amigo como Norton. Talvez o melhor que eles já tiveram. Cachorro é isso, é amigo, parceiro. Sempre vem pra nos ensinar os valores que realmente importam na vida como confiança, lealdade e perdão. O Nick me ensina muito e serei eternamente grata a ele. Cachorro é isso... o exemplo vivo de que um olhar vale mais que mil palavras. Cachorro é tudo de bom! Bom começar o dia alimentando sentimentos tão nobres. Adorei querida! bjoks para vc e Zucker

Unknown disse...

Dedé!!!!!!!vc me fez chorar d emoção!!!
Nossa!! to sem palavras..........amei!!!!....
meu DEUS....amei..amei...Norton agradece!! eu agradeço mtooooooooooooo!!!!!!!por suas palavras lindas e verdadeiras....
Ainda tô sem ar.....
Q os anjos iluminem sempre o caminho d vcs!!
Pessoas especiais.........
mil bjus no coração!!!
bjuus...bjuus...
bjus no Zucker
e obrigada pela linda homenagem!!
Lú - mãe do eterno Norton...

Anônimo disse...

Toda vez que releio esse post desato a chorar... rs. Que coisa!
bjoks