quinta-feira, 27 de novembro de 2008

thanksgiving

Hoje é Thanksgiving e ano passado, neste dia, eu e Marcelo estávamos em Nova York. Esta data é muito importante para os americamos, mais até que o Natal. Um dia antes a cidade já era outra. As pessoas corriam mais que o normal e o clima era de animação total.
No dia anterior à festa, fomos para Columbus Circle e depois passamos praticamente a quarta-feira inteira na Barnes & Noble. Como resistir a uma livraria como essa, tão grande, tão cheia de tudo? Quando saímos, resolvemos comer alguma coisa e seguimos para Upper West, quando damos de cara com vários carros de polícia e uma aglomeração na altura do Central Park. Eram os balões da Macy's sendo preparados para a festa de Thanksgiving.
Na Broadway, comemos em um restaurante Kosher, ficamos passeando por lá e fomos para a Zabar's tentar comprar uma torta de abóbora para entrar no clima. Tentar é a palavra certa. Zabar's é uma deli maravilhosa cheia de quitutes incríveis e mal conseguimos respirar de tão cheia de gente comprando coisas para o dia seguinte. Desistimos, continuamos passeando, e antes de irmos para o hotel passamos no supermercado perto e compramos uma minitorta de abóbora. Foi a última da prateleira.
Na quinta, o dia acordou ensolarado. A temperatura pulou de 4 para 15 graus. Fomos tomar café da manhã no Café Metro e ver o movimento da parada da Macys. O Café é envidraçado e pegamos uma mesa bem de frente para a rua. As ruas fechadas, muito policiamento e muiiiiiita gente andando para lá e para cá. O clima era bom e a energia era ótima. Às vezes, quando junta muita gente fica uma confusão, um astral ruim. Mas não foi o caso. As pessoas estavam alegres e aquele sol fez a maior diferença.
O desfile é engraçado, com bonecos gigantes passando rápido. As crianças vibram, gritam, as pessoas fotografam e do mesmo jeito organizado que começa, acaba. Assim que a parada terminou, o único sinal que havia tido um evento tão grande eram os cavaletes azuis empilhados que a polícia recolheria mais tarde.
Eu já havia passado um feriado de Thanksgiving em Nova York, mas eu era jovem, quando a gente acha tudo cafona, e nem passei perto de qualquer manifestação popular. Ano passado, com certeza, foi mais divertido.
Com aquele sol gostoso, eu não via a hora de correr para o Central Park, pois desde que tinha chegado todas as vezes que passamos por lá chovia ou tinha acabado de chover. Como era feriado, todos tiveram a mesma idéia e o parque ficou cheio, mas estava bem bonito, com pessoas animadas. Colorido. Quase primavera...



Cupcakes decorados com perus do Dylan's Candy

As ruas cheias já no dia anterior

A polícia só de olho para encher os balões

Enchendo os balões

Mais balões

O breakfast para ver o movimento


E a polícia ligada


As ruas fechadas só para pedestres


Times Square também


O desfile

Central Park cheio

Outono parecendo primavera

Pausa para um pretzel gostoso e baratinho


E para a tietagem: Kevin Bacon, Kyra Sedgwick e a filha

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai que delicia esse post... sou louca para conehcer NY!!! Principalmente nessa epoca: o outono. Num post passado, vc fala do quanto familiar parece ser NY a primeira vista de tanto que a gente vê nos filmes. Esse post parece até roteiro de filme! hehehe. O que me faz lembrar de "Escrito nas Estrelas" um filme gracinha que revi outro dia e que retrata bem NY, suas lojas de departamentos, seu cafés e claro o Central Park. Adoooooro. bjoks